×
Loading ...

Desordens de pele e olhos em cães

Atualizado em 19 julho, 2017

Problemas de pele e olhos são provavelmente as doenças mais comuns com que os donos de cães precisam lidar. Como os olhos e a pele de um cão são indicadores de seu estado geral de saúde, tratar o problema subjacente prestando cuidados adequados pode curar seu animal de estimação. Caso contrário, problemas de longa duração que requeiram cuidados médicos contínuos podem se desenvolver.

Distúrbios oculares e cutâneos caninos são indicadores de problemas de saúde subjacentes (dog image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Desordens oculares

Como explicado em peteducation.com, as três doenças oculares mais comuns em cães são conjuntivite, "olho azul" e glaucoma. A conjuntivite, também conhecida como "olho rosa", é uma infecção do tecido que reveste as pálpebras e o globo ocular. O "olho azul", por outro lado, resulta da infecção pelo vírus da hepatite e faz com que os cães apresentem olhos opacos e problemas hepáticos. O glaucoma é uma doença comum que afeta os seres humanos também e resulta de alta pressão no globo ocular. O glaucoma é particularmente preocupante, pois pode danificar irremediavelmente o nervo óptico e causar cegueira no seu cão se não tratado.

Loading...

Desordens de pele

De acordo com doggiesparadise.com, a maioria das doenças de pele caninas é causada por um sistema imunológico deficiente. Na sarna demodécica, por exemplo, um ácaro microscópico chamado Demodex canis, um habitante normal da pele do cão, se multiplica excessivamente por causa do enfraquecimento do sistema imunológico do animal. Eczema, uma inflamação da pele, é outra doença comum resultante de um sistema imunológico enfraquecido. Infecções fúngicas e ácaros da sarna também podem fazer com que seu cachorro desenvolva doenças cutâneas.

Sintomas

Os sintomas dos distúrbios oculares e de pele de cães variam dependendo da causa. No caso dos olhos, vermelhidão ou secreção podem indicar conjuntivite, enquanto córneas azuladas ou opacas e olhos marejados podem apontar para "olho azul". Os primeiros sinais de glaucoma incluem dor, turbidez e um olho mais protuso que outro.

Doenças de pele caninas normalmente causam erupções, perda de pelo e vermelhidão combinadas com formação de crostas e pele seca. Seu cão também pode perder o apetite e apresentar um comportamento estranho, como coçar excessivamente ou morder sua própria pele. Em alguns casos, você também pode observar perda de peso e letargia.

Tratamento

De acordo com doggiesparadise.com, fortalecer o sistema imunológico de seu cão pode ajudar com ambos os problemas de olhos e de pele. O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo do seu cão de bactérias, fungos, vírus e parasitas, de modo que aumentar as defesas do seu animal de estimação lhe permitirá lutar e eliminar microrganismos. Para tal, uma dieta nutritiva com altos níveis de vitaminas e minerais é fundamental. O veterinário também pode administrar tratamentos específicos, como colírios para distúrbios oculares, antibióticos e cremes antifúngicos para infecções fúngicas.

Prevenção

Uma boa higiene e nutrição são essenciais para os olhos e saúde da pele do seu cão. Como listado em doggiesparadise.com, inspecionar os olhos e a pele do seu animal regularmente é a chave para prevenir o aparecimento de doenças oculares ou de pele. Escove o seu cão regularmente para verificar doenças de pele e diminua a frequência dos banhos para evitar irritar os olhos e secar os óleos naturais cutâneos. Além disso, evite expor o seu cão a irritantes ambientais, tais como detergentes, pesticidas ou perfumes que podem irritar os olhos ou a pele do seu animal de estimação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...