Como despertar o gênio dentro de seu filho

Escrito por david stewart | Traduzido por laura louzada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como despertar o gênio dentro de seu filho
Criança brincando (baby boy reaching for a toy image by Maciej Zatonski from Fotolia.com)

Os pais muitas vezes sonham que seu filho alcance grandes objetivos. Para que a criança se destaque em alguma área, você precisa estimular suas habilidades especiais. As crianças costumam demonstrar sinais de genialidade quando são mais jovens, esses traços diminuem gradualmente à medida que envelhecem. Uma das razões para esse fenômeno ​​é a maneira dos pais de interagem com seus filhos. Portanto, o processo de despertar o gênio em seu filho envolve mais o que não fazer do que o que fazer. Proporcione estímulos para o seu desenvolvimento intelectual e a sua expressão criativa para que seu filho torne-se um gênio.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Forneça um ambiente que incentive seu filho a expressar suas dúvidas, ideias, opiniões e pensamentos, sem medo de ser desprezado ou ridicularizado. Preste atenção no que ele diz e ajude-o a analisar suas declarações, em vez de ser crítico e etiquetar os seus pensamentos como errados, tolos ou ridículos. Responda às perguntas com paciência da melhor maneira possível. Estimule a busca pelo conhecimento, ensinando-lhe a fazer pesquisas nos livros, nas enciclopédias e na Internet para obter informações.

  2. 2

    Identifique seus pontos fortes e esforce-se para ajudá-lo a desenvolver essas habilidades. Por exemplo, se seu filho de quatro anos tem habilidade com palavras complexas, oriente-o a ler mais para desenvolver seu vocabulário. Crie o hábito de procurar no dicionário o significado exato das palavras e incentive-o a usar usá-las durante a conversa.

  3. 3

    Incentive-o a seguir o seu instinto, sem insistir que o modo de agir dos pais é o correto. Se ele quer colorir a grama de azul, deixe-o seguir em frente. Deixe-o dar asas à criatividade. Pergunte-o por que ele quer fazer isso e escute-o pacientemente.

  4. 4

    Evite criticar o seu filho quando ele soar muito maduro para sua idade ou quando quiser andar com crianças mais velhas do que ele. Muitas crianças superdotadas têm idade mental e emocional maior do que a idade verdadeira. A genialidade pode ser notada em outras formas além do aproveitamento escolar. Se o seu filho demonstra empatia entre os colegas, espera para ter um desejo realizado ou lida com conflitos muito bem para a sua idade, esses são um sinais de inteligência emocional. Encoraje-o a desenvolver este aspecto, discutindo sentimentos e emoções. Se a criança é mais velha, dê livros para ele.

  5. 5

    Evite rotular o seu filho de difícil, rebelde, hiperativo ou sensível. Converse com ele para descobrir o motivo por trás de tal comportamento. Talvez o seu filho seja mais rápido do que as outras crianças de sua turma e ache irritante ter que esperar até que eles terminem os exercícios propostos. Ou ele pode ser criativo e gostar de fazer as coisas de forma diferente, mas que os professores veem-no como rebelde. Incentive-o a discutir seus sentimentos e coloque-se no lugar dele. Identifique a sua área de interesse e levá-lo matricule-o em um curso que desenvolva-a. Esportes também podem ajudá-lo a gastar o excesso de energia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível