Dessalinização caseira

Escrito por carrie terry | Traduzido por guilherme ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dessalinização caseira
A tecnologia da dessalinização purifica a água salgada para o consumo humano (ocean image by Deborah Durbin from Fotolia.com)

A dessalinização é remoção do sal e outros minerais da água para produzir água potável para consumo humano e irrigação. Nos últimos anos, a busca por fortes adicionais de água fresca levou a um aumento de usinas de dessalinização. O uso mais comum para uma unidade de dessalinização em casa é para pessoas que vivem em áreas remotas ou em países de terceiro mundo, onde faltam fontes de água potável ou para experiências na educação. Com uma unidade de dessalinização, água potável pode ser criada diariamente de fontes não potáveis, como o oceano ou água da chuva.

Outras pessoas estão lendo

Métodos de dessalinização

Há vários métodos de dessalinização, mas a maioria cai em uma das duas grandes categorias. Dessalinização termal incorpora o uso de uma fonte de calor para ferver a água. Quando ela evapora, o sal e os minerais ficam no recipiente enquanto a água pura vapor. Quando as moléculas de água evaporada esfriam, formam água condensada purificada.

A segunda categoria é de dessalinização por membrana. Esse processo também pode ser chamado de osmose reversa e incorpora duas abordagens diferentes. Uma é por pressão, onde a água é fisicamente forçada por uma membrana que filtra o sal e os minerais o que resulta em água purificada. A segunda é a adição de uma corrente elétrica na água; a eletricidade atrai o sal e outras moléculas de minerais, separando-as da água. As duas categorias de dessalinização fornecem o mesmo resultado: uma fonte de água fresca para o consumo humano.

Dessalinização comercial

A maioria das usinas comerciais de dessalinização usa a tecnologia por membra ou osmose reversa. Essas usinas consistem de uma série de canos pequenos cheios de membranas pelas quais a água é empurrada. Há quatro passos importantes nesse processo: (1) pré-tratamento, (2) pressurização, (3) separação por membrana e (4) estabilização pós-tratamento. Essas usinas comerciais são geralmente construídas perto de um local com fonte de água, como oceano, e são altamente especializadas: também lidam com substâncias químicas perigosas durante a fase de pré-tratamento.

Dessalinização caseira

Construir uma unidade de dessalinização em casa é uma tarefa relativamente simples. A unidade mais fácil de se criar em casa é uma termal que utiliza energia solar. Uma unidade termal de dessalinização pode ser construída com um buraco revestido e exposto ao sol. Cave um buraco e o revista com plástico preto de polietileno. Coloque um balde no centro do buraco e o encha com água imprópria para o consumo (água do mar ou a que tiver). Certifique-se de que o nível da água está abaixo da borda do balde para pegar a água condensada e não a água imprópria. Cubra o buraco todo com o plástico e coloque uma pequena pedra em cima do plástico em cima do local do balde. Essa pedra agirá como um ponto de foco para a água condensada; quando evaporar por causa do calor do sol, condensará na parte superior do plástico, escorrerá em direção a pedra e gotejará no balde. Você acabou de construir uma usina termal de dessalinização. Encha novamente o sistema com água imprópria e repita isso diariamente. É o método de melhor custo/benefício de dessalinização caseira.

Se não quiser ter um buraco no seu jardim, alugue ou compre uma unidade móvel de dessalinização. Essas unidade geralmente usam dessalinização por membrana e são máquinas de osmose reversa. Diferente das unidades termais, as portáveis operam com eletricidade e precisam de um gerador a diesel ou uma tomada elétrica para funcionarem. São entregues prontas para a utilização e pode-se ser treinado para operá-las em pouco tempo. Muitas unidades são automáticas, tornando possível a operação e controle monitorados remotamente. Unidades monitoradas remotamente não precisam de uma pessoa junto diariamente.

Os dois métodos de dessalinização são relativamente simples de usar e o resultado é água potável. A dessalinização termal, provavelmente a melhor em custo/benefício, demorará mais para gerar água potável. Enquanto uma unidade portátil de osmose reversa é mais eficiente, também gera mais custos por precisar de eletricidade para o funcionamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível