Mais
×

Como destacar o mouse em gravações de tela para tutoriais

Atualizado em 20 julho, 2017

Criar uma gravação de tutorial transmitido em tela é uma ótima maneira de ensinar outras pessoas a usarem programas em seus computadores. Os tutoriais eficazes realçam o cursor do mouse na tela para tornar mais facilitar a visualização dele pelo público. Usando-se as ferramentas nativas do software de transmissão de tela, é possível destacar o ponteiro do mouse durante a gravação, alterando a forma, o tamanho e a cor da parte realçada atrás dele.

Instruções

Aprimore suas gravações de tela para fins didáticos com este recurso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Use o software CamStudio Open Source. É possível realçar o cursor durante as gravações clicando em "Options" (Opções), no menu na parte superior da tela, e depois em "Cursor Options" (Opções de cursor). Clique na caixa de seleção ao lado de "Highlight Cursor" (Realçar cursor). Escolha a cor e a forma do realce atrás do cursor e, depois disso, pressione "OK". O cursor será realçado durante a apresentação.

  2. Use o Camtasia para realçar o ponteiro do mouse durante a gravação. Selecione "Record Screen" (Gravar tela), no menu que aparecer ao inicializar o software. Clique no menu "Tools" (Ferramentas) na janela que aparecer ao iniciar a nova apresentação, selecione "Cursor" (Cursor) e depois clique em "Highlight Cursor". Selecione "Options" entre o menu de efeitos para alterar a forma, o tamanho e a translucência do realce atrás do cursor.

  3. Baixe um cursor realçado na Internet. Caso o software de gravação de tela não proporcione a opção de destacar o ponteiro do mouse durante a apresentação, baixar um cursor que tenha contornos destacados garantirá que ele seja sempre visível ao criar o tutorial. Sites como "Cursor Mania" e "RW Designer" oferecem cursores gratuitos para download. Após baixá-lo, ajuste-o como padrão antes de iniciar a apresentação. Acesse "Painel de controle" no computador e selecione "Mouse" na lista de opções. Clique na aba "Ponteiros" da janela que aparecer, realce "Seleção normal" na janela abaixo e clique em "Pesquisar". Acesse a pasta do ponteiro baixado e clique em "OK".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article