Mais
×

Como destrancar um duto salivário obstruído

Atualizada July 20, 2017

Um humano tem três glândulas salivárias principais: a parótida, submandibular e a sublingual, além de várias outras glândulas menores dentro e em volta da boca e da garganta, segundo a American Academy of Otolaryngology (Academia Americana de Otorrinolaringologia). Enquanto essas glândulas secretam a saliva na boca, os dutos salivários a drenam. Esses dutos podem ser obstruídos por pedras, que são minerais cristalizados, e tumores. Isso pode fazer com que a saliva volte para a glândula salivária, o que causa dor e inchaço no pescoço, rosto e boca, assim como boca seca. Desobstruções do duto salivário exigem tratamento médico profissional.

Instruções

  1. Procure um médico se você acha que está sofrendo com uma obstrução do duto salivário.

  2. Faça um raio-X, tomografia computadorizada, ultrassom ou ressonância magnética para localizar a obstrução.

  3. Deixe que o médico massageie manualmente a pedra para fora do duto se a obstrução for pequena. Se isso não funcionar, ele pode anestesiar a abertura do tudo e sondá-lo e dilatá-lo para ajudar a pedra a passar. Para tumores ou pedras maiores, a remoção cirúrgica é necessária.

  4. Beba de seis a oito copos de água por dia, mantenha uma boa higiene dental e, se você for fumante, pare de fumar assim que a obstrução for removida, para evitar a recorrência.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article