Motivos para um gato vomitar sangue

Sangue no vômito de um gato pode indicar problemas graves

cats image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com

Descobrir sangue no vômito do seu gato pode ser um momento preocupante para qualquer dono de animal de estimação. Vomitar sangue, ou hematêmese, é um sintoma que requer atenção imediata, pois pode ser um sinal de doenças graves. Se você descobrir sangue fresco e vermelho ou sangue velho e marrom no vômito do seu gato, você precisará entrar em contato com o seu veterinário.

Problemas de coagulação

Anormalidades na coagulação do sangue, chamadas de coagulopatias, podem causar sangramento excessivo em um gato. Isto pode causar o aparecimento de sangue no vômito, nas membranas mucosas, na pele e na urina do gato. Estes são problemas potencialmente fatais e requerem a atenção de um veterinário logo que descobertas. Coagulopatias podem ser genéticas ou causadas por fatores externos, como medicamentos ou venenos. Gatos que comeram roedores tratados com pesticidas podem desenvolver uma deficiência de vitamina K, que por sua vez provoca sangramento.

Úlceras estomacais

Uma úlcera gástrica, em um gato, é causada por danos ao estômago feitos por enzimas digestivas ou por ácido estomacal. Isto pode resultar em sangue no estômago, que então é vomitado.

Úlceras têm muitas causas. A ingestão de um objeto estranho, estresse, substâncias cáusticas e até mesmo parasitas podem fazer com que o estômago produza ácido em excesso. Elas podem ser tratadas com remédios e mudanças no estilo de vida, tais como a eliminação das causas de stress e uma alimentação mais regrada.

Tumores

Descobrir que seu gato tem um tumor pode ser assustador, mas muitos são benignos e tratáveis. Quando se forma um tumor no estômago ou nos intestinos, pode haver o aparecimento de sangue fresco ou digerido no vômito. Os tumores podem ser graves e devem ser diagnosticados e tratados por um profissional. Os tumores benignos podem ser removidos cirurgicamente, enquanto os tumores mais graves podem necessitar de terapia com medicamentos adicionais.

Parasitas

Parasitas, como lombrigas, ancilostomídeos e tênias podem causar vômito com sangue em gatos. Estas infestações podem ser evitadas com tratamentos regulares para vermes. Você pode diagnosticar o problema em casa examinando as fezes do seu animal de estimação, buscando ovos ou vermes. Uma vez que a infestação é diagnosticada, medicamentos deverão ser capazes de tratar os parasitas e parar o sangue no vômito do seu gato.

eHow Brasil
×