As desvantagens do álcool e drogas

Escrito por kelly morris | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As desvantagens do álcool e drogas
O álcool e as drogas têm muitas consequências negativas (alcohol image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com)

As pessoas consomem álcool e drogas por inúmeras razões, mas há desvantagens em seu uso. Se você acha que pode precisar parar de consumir álcool ou drogas devido a seus efeitos negativos, considere consultar um terapeuta especializado em problemas de abuso de substâncias ou participar de um grupo de auto-ajuda, como o Alcoólicos Anônimos e o Narcóticos Anônimos.

Outras pessoas estão lendo

Vício

O uso de álcool e de muitas drogas pode levar à dependência. Muitas vezes, o vício ocorre, pelo menos em parte, porque estas substâncias desencadeiam a liberação de dopamina no cérebro, criando uma sensação agradável. A pessoa começa a desejar mais e mais álcool ou drogas para obter essa boa sensação e, uma vez que tenha se tornado viciada, sua vida começa a girar em torno das substâncias, não conseguindo deixar de usá-los. O indivíduo continua a consumi-los apesar de inúmeras consequências negativas, e muitos viciados necessitam de ajuda profissional para parar o consumo.

Recuperação

Muitas drogas e o álcool podem levar a sintomas de abstinência quando um usuário muito dependente tenta parar o consumo, e os sintomas variam de droga para droga. Por exemplo, os sintomas de abstinência de opiáceos incluem ansiedade, dor muscular, náuseas e vômitos. Os sintomas de abstinência de álcool incluem tremores, náuseas, alucinações e convulsões. Os dependentes podem necessitar de tratamento médico durante o processo de recuperação.

Consequências para a saúde

O uso de álcool e de drogas têm muitas consequências negativas para a saúde. Por exemplo, a utilização excessiva de álcool pode causar danos ao fígado e pâncreas, úlceras de diabetes e problemas cardíacos. O uso de cocaína pode causar buracos na cartilagem nasal, danos pulmonares, úlceras, insuficiência renal e ataques cardíacos.

Alterações de humor

O álcool e as drogas causam alterações de humor, e algumas pessoas até mesmo gostam dessas das mudanças, pois podem, por exemplo, se sentir felizes e até mesmo eufóricos ou, ainda, relaxados. Apesar disso, o álcool e as drogas também podem causar alterações de humor desagradáveis​​. O álcool e muitas drogas podem levar à depressão e algumas drogas causam ansiedade, irritabilidade e até mesmo paranoia. Essas mudanças de humor podem criar problemas nos relacionamentos e no trabalho.

Questões legais

Os adultos podem consumir álcool de forma legal e as pessoas também podem fazer uso de medicamentos prescritos legalmente, desde que de acordo com uma receita. Ainda assim, muitas drogas são ilegais. As pessoas que usam drogas ilegais, as que dirigem sob a influência de drogas ou álcool e as que usam medicamentos prescritos de forma inadequada podem enfrentar problemas legais, incluindo multas, perda da carteira de motorista e prisão. Elas também podem perder seus empregos se forem reprovadas nos testes de drogas no trabalho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível