×
Loading ...

As desvantagens de aparelhos eletrônicos para estudantes

Atualizado em 17 abril, 2017

As tecnologias modernas, como televisão e computadores, fornecem vantagens educacionais identificáveis​​, como um acesso maior a informações e explicações mais convincentes. No entanto, o uso excessivo da tecnologia, especialmente de aparelhos como celulares, iPods e videogames, apresenta uma série de problemas que podem interferir na capacidade do aluno de aprender e assistir às aulas.

A geração Facebook usa muitos aparelhos eletrônicos todos os dias (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Rede social

Os estudantes que usam seus computadores ou celulares para participar de sites de redes sociais podem postar material considerado impróprio pelas autoridades escolares. Eles também podem desenvolver uma reputação desfavorável com base nessas fotos ou comentários. Imagens de mau comportamento podem afetar suas chances de entrar na universidade ou de conseguir um emprego.

Loading...

Vícios

É fácil viciar-se em jogos, mensagens de texto, falar ao telefone ou socializar-se online. Alguns alunos podem tentar fazer isso em sala de aula, o que atrapalha no seu aprendizado, e em casa, o que prejudica no tempo de estudo. As crianças que dedicam longas horas aos seus aparelhos eletrônicos darão menos atenção a tarefas e podem ficar irritáveis quando estão longe deles. Elas também podem dormir menos, o que pode retardar a habilidade de pensar no dia seguinte.

Criatividade

No passado, as crianças e jovens enchiam seu tempo livre lendo livros, socializando-se ou brincando de algo ativo e criativo. A fixação em dispositivos eletrônicos reduz a participação em tudo isso, especialmente o aspecto da criatividade. Mundos digitais podem ser grandes, mas são sempre estruturados, não exigindo a imaginação e brincadeiras criativas e desestruturadas. Algumas crianças se tornam menos inventivas e menos capazes de se divertir.

Saúde

O uso persistente de aparelhos de alta tecnologia pode levar a uma série de problemas de saúde para jovens e adultos. Um estilo de vida sedentário desencoraja o exercício e incentiva a obesidade. As telas iluminadas utilizadas para computadores, iPhones e videogames podem causar problemas oculares. Ir a todo lugar com música estridente diretamente nos ouvidos provoca dores de cabeça e dificuldades auditivas. O efeito de todos esses pontos, mais a pressão de respostas imediatas para tudo, pode ser estressante.

Seu cérebro

Em The Mail Online, a neurologista Susan Greenfield afirma que o uso de tecnologia muda nossos cérebros, e nem sempre para melhor. Só de pensar em fazer algo - como executar uma ação em um videogame - afeta o cérebro quase tão fortemente como realmente fazê-lo. Há indícios conectando o aumento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade com uma alta frequência de jogar videogames, fazendo com que muitos cientistas temam que as crianças possam ter danos permanentes em seus cérebros por passar muito tempo interagindo com esses dispositivos eletrônicos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...