Economia

Desvantagens no aumento das exportações

Escrito por andrew button | Traduzido por dimitrios meimaridis
Desvantagens no aumento das exportações

Bens exportados precisam ser fretados através de veículos

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Em geral, o aumento das exportações é bom para um país por que um maior número de exportações do que importações resulta em uma balança comercial favorável. Entretanto, alguns problemas podem surgir quando há um aumento repentino nas exportações, dependendo do tipo de produto que é enviado para o exterior. Entre esses problemas podemos encontrar gastos excessivos, escassez de produtos, problemas de logística, além de problemas legais.

Outras pessoas estão lendo

Problemas com preço

A exportação é acompanhada por taxas que podem ser evitadas quando os produtos são vendidos internamente. A maioria desses custos está ligada ao frete e impostos. Por exemplo, se a empresa XYZ quer vender um balde de frango no seu país sede, uma pequena nação chamada de “Protolândia”, a XYZ precisará gastar apenas com a fabricação e marketing do produto, além do seu deslocamento por curtas distâncias. Mas se a XYZ desejar exportar para um país distante chamado “Expoland”, ela terá de gastar bastante dinheiro com o frete para exportar via transporte aéreo, além de possíveis gastos com impostos de importação da Expoland.

Escassez de produtos

Às vezes, a exportação de produtos para o exterior pode resultar na escassez de mercadorias no país sede. Embora seja uma opção racional, a escolha de uma petrolífera vender os seus produtos no exterior, essa decisão faz com que o preço dos combustíveis seja mais caro para a população local. Esse é um exemplo de exportações que beneficiam acionistas e empresas enquanto prejudicam a comunidade local.

Problemas de tempo e espaço

Um grande aumento repentino nas exportações pode ocasionar problemas de logística. A exportação de alimentos, por exemplo, depende de um sistema de refrigeração próprio para ser transportado entre países estrangeiros. Se não houver um cuidado adequado com essas exportações, os negócios da empresa podem ser prejudicados, além da criação de uma reputação negativa. Outros problemas de logística que podem ocorrer estão ligados ao transporte. Se um país insular precisa construir uma ponte para que negócios de empresários sejam rentáveis na exportação para outra ilha ou países continentais, isso pode ajudar o comércio. Porém, os custos podem fazer com que os contribuintes dessa nação sofram.

Problemas políticos e legais

Em alguns casos, o aumento de exportações podem trazer junto problemas legais e políticos. Vamos supor que uma empresa do seu país passa a exportar para outra nação, enquanto o outro país sofre com altos índices de desemprego e uma indústria de exportação em colapso. Se o governo permitir que as exportações sejam feitas sem um acordo prévio, pode ser que o outro país coloque taxas sobre os produtos para proteger as indústrias locais. Em outros casos, dois países que realizam trocas comerciais entre si podem perder prestígio com seus aliados.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media