×
Loading ...

Desvantagens do clareamento dental

Atualizado em 23 março, 2017

Os processos de clareamento dental se desenvolveram muito nos últimos anos. Você não precisa mais ir ao dentista para clarear os dentes. Agora, só precisa comprar produtos de venda livre e fazer isso em casa mesmo. Este é um processo seguro, mas as desvantagens de clarear os dentes muitas vezes ocorrem pelo uso inadequado dos produtos de venda livre. É possível minimizar os riscos do processo ao seguir à risca as instruções dadas no produto.

Existem muitas desvantagens no processo de clareamento dental (Teeth and Mouth image by Sujit Mahapatra from Fotolia.com)

Danos

Um dos efeitos colaterais mais comuns dos produtos de clareamento dental envolve a dor nas áreas da gengiva e nos dentes. Sua boca pode ter uma reação negativa às substâncias químicas branqueadoras, o que causará dor, principalmente se você tem dentes naturalmente sensíveis. Como os produtos químicos removem as manchas à força, também podem remover o esmalte dos dentes, o que os torna mais sensíveis a temperaturas quentes e frias de alimentos e bebidas. A dor causada pelos produtos químicos continuará até que você pare de usar o produto. Além disso, pastas de dente que contenham nitrato de potássio ajudam a reduzir a sensibilidade de dentes branqueados a temperaturas quentes e frias.

Loading...

Saúde

Alguns produtos de clareamento dental podem apresentar riscos à saúde de seu corpo. Usar um molde branqueador que não encaixa no alinhamento de seus dentes pode fazer com que o produto seja derramado em sua boca. Isso pode queimar os tecidos da boca, e se você engolir, corre o risco de sofrer dores de estômago, náusea, tontura e vômito. Talvez a maior desvantagem envolva os estudos recentes feitos pela Universidade de Georgetown, que ligaram o peróxido de hidrogênio nos géis branqueadores ao câncer oral ao causar a liberação de células de radicais livres. Contudo, novas pesquisas não provaram a ligação entre a substância e a doença, e mais testes são necessários, segundo o site do Dr. Chetan.

Outros riscos

Além dos problemas relacionadas à saúde, existem outras desvantagens. Um branqueamento desigual pode ocorrer se o produto químico entrar em uma cárie ou em um dente rachado. Isso fará com que a substância branqueie demais um dente, tornando-o muito mais claro do que os outros. Outro risco é a obsessão com o clareamento. Uma pessoa pode pensar, neuroticamente, que seus dentes precisam ser ainda mais clareados, chegando ao ponto que, segundo o médico John W. Siegal, torna-se uma forma de transtorno dismórfico corporal, onde uma pessoa é tão afetada pela aparência física que interrompe sua vida diária. Os dentistas recomendam os retoques do clareamento a cada quatro a seis meses, mas algumas pessoas repetem o processo mensalmente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...