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Desvantagens de usar um colete de pesos

Atualizado em 20 julho, 2017

Diversos exercícios físicos, como pliometria e outras atividades cardiovasculares, têm um melhor resultado quando fazemos o corpo "acreditar" que está mais pesado do que ele realmente é e, por isso, muitas pessoas decidem malhar usando um colete com pesos, que podem variar de 5 a 90 kg. O objetivo ao usar esse peso extra é forçar o corpo a fazer mais força e, portanto, queimar mais calorias. Embora pareça uma ideia simples, usar um colete de pesos pode causar vários problemas.

O uso de coletes de pesos pode trazer vários problemas para a saúde (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Articulações em risco

Adicionar um peso extra ao corpo não faz apenas os músculos trabalharem mais, mas também força as articulações e os ligamentos a absorverem a maior parte do impacto causado pelo peso extra. As pessoas que utilizam coletes de peso correm risco de machucar-se mesmo quando estão fazendo atividades de baixo impacto, como uma caminhada. Este risco é ainda mais alto para pessoas que têm um histórico de contusão nas articulações, tendões ou ligamentos, como tendinite ou qualquer tipo de deslocamento, especialmente dos membros inferiores.

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Dores nas costas

Como as pessoas tendem a acumular gordura na região da barriga, ela torna-se o principal foco das pessoas que decidem malhar. No entanto, a menos que você esteja em boa forma para iniciar, adicionar 20 kg ao seu corpo com um colete de peso pode causar uma grande pressão sobre a coluna vertebral. Exercícios que envolvam torção forçam os músculos ao redor da coluna, uma vez que ela não tem estrutura para suportar o peso extra. As pessoas que estão começando a malhar devem evitar o uso de coletes de peso, pois os riscos de lesão na coluna são maiores do que os possíveis benefícios.

O investimento

Outra desvantagem dos coletes de pesos é o preço de um equipamento de qualidade. Um bom colete, que tem ajudado atletas de elite em seus treinamentos, custa a partir de R$ 400 e coletes mais pesados chegam a custar mais de R$ 800. Um resultado semelhante ao do colete, porém com um custo menor, pode ser obtido amarrando um peso em disco a um cinto. Esses materiais são disponibilizados na maioria das academias, porém eles causam o mesmo risco de lesão à saúde.

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Referências

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