×
Loading ...

As desvantagens do concreto protendido

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O concreto é naturalmente muito resistente à compressão, mas não tanto à tensão. Consequentemente, engenheiros e empreiteiros utilizam com mais frequência concreto reforçado que contêm barras de aço ou barras reforçadas para agregar resistência adicional. Um tipo de concreto armado é chamado de concreto protendido, porque as tensões induzidas por cabos de aço ajudam a contrabalançar a tensão da tração.

O concreto protendido possui vantagens e desvantagens (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Introdução

O concreto protendido possui cabos ou tendões de aço que foram esticados para puxar o concreto para dentro e comprimi-lo. Quando ele estiver sob uma tensão de tração, como a força da gravidade sobre uma viga de concreto, por exemplo, a compressão induzida pelos tendões ajudará a segurar a viga contra a tensão de tração. Isso é muito parecido com a forma de carregar uma pilha de livros na horizontal, aplicando pressão em ambas as extremidades.

Loading...

Custo

O concreto protendido é mais caro que os demais materiais de construção tradicionais e bem mais caro do que outros tipos de concreto armado; não apenas pelos materiais adicionados, mas pelo equipamento necessário para esticar o aço antes de adicionar o concreto. O uso desse tipo de concreto em casos onde não há necessidade de resistência adicional à tração -- em um piso de concreto ao nível do solo, por exemplo -- aumentaria os custos do projeto sem agregar nenhum benefício.

Complexidade

Ao despejar o concreto, utilize formas para assegurar que o mesmo adote o formato correto ao endurecer. O concreto protendido requer formas mais complexas, ou seja, ele terá menos flexibilidade para projetos que os outros tipos de concreto armado, o que geralmente deixa o projeto mais desafiador. Além disso, a margem para erros durante a preparação é menor do que com os materiais convencionais, portanto mais cuidado e cautela devem ser exercidos na construção.

Considerações

O içamento de peças de metais pré-fabricadas geralmente requer o uso de guinchos grandes, o que também aumenta o custo da construção. Com todas essas desvantagens em mente, no entanto, é importante salientar que o concreto protendido possui importantes benefícios. Sua resistência superior permite que os engenheiros projetem vãos maiores sem suporte. Finalmente, a escolha entre o concreto protendido e o armado convencional deve ser feita com base no tipo do projeto e as propriedades que ele requer.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...