Desvantagens da conversão da Sportster 1200

Escrito por john willis | Traduzido por guilherme maluf
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Desvantagens da conversão da Sportster 1200
Transforme sua Sportster 883 cc em uma Sportster 1200 cc (Tim Boyle/Getty Images News/Getty Images)

O sucesso e sobrevivência da Harley-Davidson está em promover a customização de suas motos. Entre muitas opções, está um kit que permite aprimorar uma Sportster 883 cc para uma Sportster 1200 cc. Por mais que o kit consiga aumentar o desempenho da moto, a mudança traz algumas desvantagens.

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Dificuldade

Independentemente do fabricante, os componentes e o serviço de instalação do kit são similares. Na essência, você removerá toda a parte de cima do motor da sua Sportster e a substituirá por uma maior, mas isso não é uma tarefa mecânica simples. Por mais que você esteja familiarizado com mecânica de motocicletas, este trabalho pode se transformar em uma pressão enorme rapidamente. Por isso, antes de começar, pergunte a você mesmo "e se eu seguir as instruções, mas alguma coisa der errado?"; você tem conhecimento para corrigir o projeto? Tem todas as ferramentas? Tem dinheiro para pagar um profissional para terminar o serviço? Se você não responder "sim" a todas essas perguntas, seu maior inconveniente será uma motocicleta inacabada em sua garagem e por tempo indeterminado.

Confiança e personalização

As motocicletas Harley-Davidson são feitas para funcionar perfeitamente como produtos originais de fábrica, pois a empresa já teve fases de testes e erros para refinar seu projeto e fabricação. A opção de modificar quase metade do motor por um projeto de terceiros não significa que não funcionará direito, mas o risco existe. Ela não é mais uma Harley, mas sim uma Harley modificada e, se você tinha garantia, ela perderá validade. Ela pode, inclusive, não ser conhecida por outros mecânicos. Apesar de continuar, em teoria, a mesma, ela não será uma Sportster 883 como as outras. Se essa mudança for feita e você perder a confiança, pode ser muito complicado e custoso arrumá-la, especialmente se tratando da instalação de novos carburadores. Isso envolve arte, por um lado, e ciência, por outro. Você consegue fazê-lo, mas não espere que já venha pronto na caixa e não ache que seja fácil.

Custo

O kit de aprimoramento 1220 não é um projeto barato. Os melhores, de marcas de performance conhecidas, custam até R$ 2.400 (US$ 1.500) e você pode ter que comprar ferramentas e equipamentos para terminar o trabalho, ou separar algum dinheiro para pagar algum especialista para fazê-lo. Em termos financeiros, é preciso estar preparado para um grande trabalho como esse. Tudo pode correr perfeitamente e a moto funcionar corretamente. Para ajudá-lo a avaliar a chance de isso acontecer, dê uma olhada na parte de classificados de motos de uma revista do mercado: muitas pessoas que começam esse tipo de projeto não conseguem, por algum motivo, terminá-lo e tentam revender os kits ou a moto toda. Aproveite para checar, também, algum fórum da Harley-Davidson e perguntar sobre pessoas que fizeram a conversão: provavelmente você encontrará ótimas dicas e algumas pessoas que não fariam o projeto novamente.

Desempenho

O kit de maior diâmetro 1200 cc é um aprimoramento do motor e não ajudará na dirigibilidade ou frenagem da sua Sportster. A fará, sim, acelerar mais rápido e andar mais depressa. Como existem muitos kits de conversão e muitas combinações de mudanças disponíveis, fica impossível precisar quanto seu desempenho melhorará. Um kit simples de 1200 cc, instalado por um profissional e com pistões comercias, carburador re-injetado usando exaustores, ignição e virabrequim novos deve produzir entre 65 e 70 cavalos de potência e cerca de 8,99 kgfm de torque.

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