Desvantagens da dieta vegetariana

Escrito por lucila runnacles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagens da dieta vegetariana
Quem não come carne, deve substituí-la por cereais e vegetais de folhas escuras (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Os vegetarianos são aquelas pessoas que por alguma razão deixaram de consumir qualquer tipo de carne branca, bovina, peixe e frutos do mar. O problema é que esses alimentos são fonte de proteína e ferro para o corpo e uma diminuição desses produtos pode levar a problemas como desnutrição e anemia Para evitar isso, é preciso escolher bem o que comer e fazer um balanço dos alimentos para ter uma alimentação saudável. Confira também quais são os tipos de vegetarianismo e as desvantagens de adotar de forma errada esse tipo de dieta.

Outras pessoas estão lendo

Desvantagens

Uma dieta vegetariana mal equilibrada pode trazer consequências ruins para a saúde. A carne é uma das principais fontes de ferro, essencial para a produção de glóbulos vermelhos no corpo humano.Porém, o ferro também pode ser encontrado nas leguminosas e nas verduras de cor verde escura. Outro nutriente encontrado na carne é o zinco, fundamental para sintetizar enzimas e fortalecer o sistema imunológico. Podemos encontrar zinco em alimentos como cereais integrais e feijão. Para as mulheres grávidas, o zinco é importante para prevenir complicações durante o parto e ajudar o bebê a ganhar peso depois do nascimento.

Desvantagens da dieta vegetariana
A falta do consumo de carne pode provocar anemia (Comstock/Comstock/Getty Images)

Cuidados

A chave da dieta vegeteriana é substituir a proteína encontrada na carne por alimentos que forneçam esse e outros nutrientes que o corpo precisa para estar saudável.
Os vegetarianos devem estar atentos à sua saúde. Segundo Paula Castilho, quando as pessoas não consomem carne, elas deixam de receber uma fonte importante de ferro e aminoácidos. Esses nutrientes são importantes para prevenir doenças, além de manter ossos, pele e órgãos saudáveis. Antes de começar esse tipo de dieta é aconselhável procurar orientação de um médico ou de um nutricionista.

Desvantagens da dieta vegetariana
O nutricionista pode te ensinar a ter uma alimentação saudável (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Conselhos

Para quem quiser começar a ser vegetariano, além de não consumir carne, é importante ingerir mais cereais e salada, priorizando os legumes. Também é recomendável o consumo de soja e quinoa, produtos ricos em proteína. Alimentos derivados do leite e ovos possuem muita proteína de valor biológico, necessários para ter uma dieta equilibrada. O consumo de alimentos à base de soja, que não têm colesterol e são ricos em proteínas de alta qualidade, também é bastante indicado. Grão-de-bico, feijão e lentilha também são outras alternativas, assim como a castanha-do-Pará.

Desvantagens da dieta vegetariana
A soja pode ser consumida em grão ou em produtos derivados, como leite ou iogurte (Comstock/Comstock/Getty Images)

Outros tipos de “vegetarianismo”

Além das pessoas que deixam de comer carnes e peixes, existem outras que são mais estritas, como é o caso dos veganos, que não consomem nenhum alimento de origem animal. Nada de ovo, leite, mel, queijo, por exemplo. Também não usam roupas que vem dos animais, como lã, couro ou seda.
Existem também os ovolactovegetarianos, que utilizam ovos e laticínios em sua dieta. Já os lactovegetarianos não consomem ovos, mas sim leite e seus derivados. Outra modalidade é o crudivorismo, pessoas que só comem alimentos crus, como cereais ou leguminosas. No frugivorismo, como o nome já diz, as pessoas se alimentam apenas de frutas.

Desvantagens da dieta vegetariana
Veganos não se alimentam de nenhum produto de origem animal, como leite ou ovos (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível