Mais
×

Desvantagens do Dreamweaver

Atualizado em 23 março, 2017

O Dreamweaver é um aplicativo WYSIWYG (What you see is what you get — O que você vê é o que você obtém) de desenvolvimento de rede que possibilita aos usuários criarem sites completos sem precisar escrever código HTML. Embora ele suporte HTML, bem como outras linguagens (como a PHP, Perl e JavaScript), ele pode ser completamente operado através de uma interface simples de apontar o cursor e clicar. Isso é um benefício, mas também uma maldição, pois encoraja as pessoas a não aprenderem a parte da codificação. Outras desvantagens incluem o preço alto e a interface difícil de dominar. Além disso, ele ocupa bastante espaço no computador.

O Dreamweaver permite que os usuários criem sites sem precisar usar códigos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Preço alto

O preço de venda do Dreamweaver, de acordo com o site da Adobe em agosto de 2014, é por volta de R$1300. Há vários editores de HTML gratuitos disponíveis, bem como é possível codificar uma página ou site inteiro em um editor de textos incorporado do Windows, o Bloco de Notas.

Interface confusa

O Dreamweaver possui uma interface confusa que parece ser intimidatória para os novos usuários. Os tutoriais dele possuem informações bem básicas, e não há guias para tópicos mais complicados. A barra de ferramentas e as janelas de propriedades são carregadas com opções. Para se tornar um especialista no Dreamweaver, a pessoa precisa comprar um guia do programa e lê-lo por completo, o que consumirá tempo.

Falta de codificação

A interface simples de apontar o cursor e clicar do programa incentiva as pessoas, especialmente estudantes jovens, a não investirem na aprendizagem da codificação, como HTML e PHP. Tudo no programa pode ser feito com apenas um clique do mouse. Embora isso facilite a vida, o desenvolvedor de web falha não aprendendo as habilidades necessárias para avançar. Além disso, a Adobe, criadora do Dreamweaver, lança uma versão nova a cada dois ou três anos e cada uma delas possui uma infinidade de recursos e opções novos.

Espaço no disco rígido

Caso a pessoa queira apenas codificar através do Bloco de Notas, isso não ocupará praticamente nada de espaço. Enquanto isso, o Dreamweaver ocupa 1,8 GB de espaço no disco rígido. Além disso, cada projeto pode ocupar centenas de megabytes de espaço, dependendo de quão grande for.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article