Desvantagens de uma estrutura organizacional linha-staff

Escrito por sam grover | Traduzido por vera sá
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Desvantagens de uma estrutura organizacional linha-staff
Executivos podem surgir de posições de linha e staff (manager image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com)

Uma estrutura organizacional linha-staff é aquela que visa agilizar os negócios adicionando um conjunto de empregados cujo trabalho não é estar envolvido na produção, mas sim na prestação de consultoria especializada. A principal desvantagem dessa estrutura organizacional é que ela diminui a tomada de decisão para os restantes trabalhadores, minando os gestores e criando animosidade nos níveis superiores.

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Animosidade executiva

Uma desvantagem de uma estrutura linha-staff é que os gerentes de nível superior podem vir de qualquer seção. Isso significa que, em razão das várias perspectivas, existirá falta de consenso. Por exemplo, suponha que uma empresa de papel tem dois executivos, um deles começou a sua carreira como vendedor e o outro como contador. Embora ambos compreendam a indústria de papel, eles entendem-na em contextos muito diferentes e, portanto, olham para as coisas de forma distinta. Isto decresce o potencial para a tomada de decisões.

Autoridade ambígua

Um problema da estrutura organizacional linha-staff é que a autoridade dos gerentes por vezes se torna ambígua. Isto acontece porque há pessoas na empresa com o mesmo salário e o mesmo nível na carreira de gerentes, mas que não têm autoridade oficial de gerente. No entanto, as habilidades dessas pessoas em influenciar áreas em sua volta lhes atribuem, não oficialmente, autoridade de gerentes. Por exemplo, imagine que um hospital tem um chefe de medicina que administra o hospital inteiro e um especialista em aquisições que recebe o mesmo salário, mas não tem em sua responsabilidade nenhum trabalhador. O primeiro é um trabalhador de linha e o último é um trabalhador do staff. Enquanto o chefe de hospital tem autoridade oficial, é o especialista que identifica tudo o que o hospital precisa. Assim, torna-se pouco claro quem está realmente na gerência -- será a pessoa que tem a autoridade oficial sobre as requisições ou a pessoa que faz tudo acontecer?

Staff grande

A organização linha-staff é necessariamente grande. Mesmo se for uma pequena organização, com staff que trabalha independentemente e que não coordena equipes de pessoas igualmente especializadas, o staff continua a ser uma parte do processo de decisão. Isto significa que as decisões têm de passar por outro grupo de pessoas para se concretizarem. Isto atrasa o processo de decisão e faz com que o negócio se desenvolva de maneira mais devagar.

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