Desvantagens da exploração de petróleo

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagens da exploração de petróleo
Perfuração em alto-mar aumenta o risco de problemas ambientais da exploração do petróleo (oil rig at sunset image by Alan James from Fotolia.com)

O petróleo e seus derivados fornecem uma parte significativa da energia mundial. O óleo é usado para produzir eletricidade, ligar veículos e uma infinidade de outros propósitos vitais. Infelizmente, explorar o recurso de petróleo da Terra pode ser difícil, e tem sérios impactos ambientais. Enquanto as reservas de óleo diminuem, as desvantagens da exploração aumentam.

Outras pessoas estão lendo

Falta de acessibilidade

O consumo de petróleo do mundo continua a crescer, e as reservas outrora cheias estão lentamente se esvaindo. Isso significa que as empresas petroleiras devem trabalhar para encontrar novas fontes de óleo. Reservas que antes eram consideradas complicadas para explorar, como aquelas na crosta continental, agora estão sendo levadas em consideração. Áreas distantes, como a Antártica, e áreas inacessíveis atualmente usadas como parques como refúgios da vida selvagem, também estão sendo consideradas como reservas que podem ser exploradas. É esperado que a extração se torne cada mais complicada.

Derramamento de óleo

A extração e o transporte de petróleo trazem o risco de derramamentos. Conforme as empresas começam a explorar áreas mais complicadas, como as reservas de alto-mar, e a transportar em distâncias mais longas, a chance de derrame aumenta. Por exemplo, o caso da Deepwater Horizon de dezembro de 2010, que teve problemas com os cabos de uma plataforma em alto-mar. De acordo com a Universidade de Santa Clara, apenas de 5% a 15% dos derramamentos podem ser recuperados, deixando uma grande quantidade de óleo no ambiente. Esse óleo pode matar plantas e animais, fragilizar ecossistemas locais e causar sérios danos aos negócios e turismo local. O óleo derramado também é um risco de saúde para humanos.

Contaminação ambiental

A exploração do petróleo pode liberar não apenas óleo no ambiente, mas uma variedade de outras substâncias perigosas, como metais pesados. De acordo com a Universidade de Santa Clara, o fluido de perfuração e a lama gerada muitas vezes contêm cádmio, mercúrio, arsênico, chumbo, materiais radioativos e outros resíduos tóxicos. Se eles vazarem, esses resíduos podem trazes sérios danos ao ambiente.

Riscos de segurança e saúde

Os trabalhadores nas plataformas, tanto em terra como no mar, são rotineiramente expostos a riscos de saúde e segurança. Por exemplo, plataformas procurando por óleo encontram bolsões de gás pressurizados que criam o que é chamado de estouro. Esses eventos podem causar incêndios, ou realmente explodir e espalhar resíduos em uma distância significativa. O derrame de dezembro de 2010 da Deepwater Horizon começou com uma explosão da plataforma que matou 11 trabalhadores e causou sérios ferimentos em muitos outros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível