Desvantagens da fusão de empresas

Escrito por wendel clark | Traduzido por felipe oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Fundir duas empresas pode proporcioná-las sinergia e economia de escala que ampliam a eficiência e os lucros, mas é importante estar ciente que também há desvantagens. Gestores de uma firma que cogitam uma fusão devem levar em conta as desvantagens potenciais antes de tomar a decisão.

Outras pessoas estão lendo

Choque cultural

Quando duas empresas se fundem, não ocorre apenas a combinação de dois nomes ou marcas, mas sim a de pessoas que trazem culturas corporativas distintas. Se duas firmas tiverem culturas muito diferentes, conflitos podem surgir. Por exemplo, se uma companhia inovadora e empreendedora, de hierarquia plana, se fundir com uma organização tradicional e conservadora, altamente hierárquica, os profissionais da nova empresa terão dificuldades para trabalhar juntos.

Deseconomias de escala

Quando negócios se fundem, isto geralmente ocorre para alcançar uma economia de escala. Grandes organizações são capazes de produzir bens e serviços de forma mais eficiente e com um custo menor por unidade do que pequenas empresas, pois os preços fixos são distribuídos por um grande número de unidades. No entanto, nem sempre isso ocorre. Às vezes a magnitude da fusão de duas empresas pode criar uma deseconomia de escala, onde o custo de produção por unidade cresce por conta dos elevados custos de coordenação.

Percepções do consumidor

Quando duas empresas se fundem, é preciso levar em conta como os consumidores as enxergam e se eles as consideram compatíveis ou não entre si. Por exemplo, a fusão de uma empresa de sabão ecologicamente correta com outra que fabrica detergentes com um histórico pouco sustentável pode afastar os clientes da primeira, que não irão apoiar uma empresa que não é ambientalmente responsável.

Demissões

Fundir duas empresas é um bom método para reduzir a mão-de-obra. Por exemplo, a empresa pode combinar dois escritórios em um e reduzir a equipe de funcionários que realizam as mesmas funções. Embora isso diminua os gastos da empresa, também possui efeito negativo sobre os empregados. Funcionários podem acabar perdendo a confiança na empresa devido ao medo de perder seus empregos, o que pode reduzir a motivação e, consequentemente, a produtividade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível