×
Loading ...

As desvantagens da inteligência emocional

Atualizado em 28 fevereiro, 2017

Ser capaz de identificar e reconhecer emoções, pensar conscientemente sobre elas e usá-las de uma maneira lógica são os principais componentes da inteligência emocional. O conceito tem encontrado alguma repercussão nos negócios, porque as pessoas perceberam que podem usá-las e as dos outros de uma forma lógica para o sucesso nos negócios e locais de trabalho. Embora possa ser utilizada de uma forma positiva, ela tem algumas desvantagens.

Usar a inteligência emocional tornou-se popular no mundo dos negócios (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Tempo

Leva tempo para desenvolver as habilidades necessárias e aproveitar plenamente a inteligência emocional. Infelizmente, isto não pode ser aprendido do dia para a noite. Nosso histórico, hábitos, medos, autoestima e crenças influenciam a capacidade de assimilar e aproveitar essa habilidade. Saber controlar as emoções, motivar-se, reconhecer os sentimentos dos outros, lidar com as relações pessoais e saber aplicar o conhecimento de inteligência emocional requer um período de dedicação para ser bem-sucedido.

Loading...

Teste

É difícil testar a inteligência emocional. Uma das principais preocupações com os métodos de teste é o debate sobre se esta capacidade é baseada no temperamento e personalidade de uma pessoa ou se é uma resposta desenvolvida através de habilidades interpessoais e experiências. Em outras palavras, ele se enquadra na discussão natureza versus criação e como lidar com isso. O teste fundado no primeiro aspecto olhará para a personalidade, estabilidade emocional e consciência da pessoa para definir a inteligência emocional. Os defensores da criação observarão os aspectos socialmente aceitos na área imediata, capacidade de liderança, trabalho em equipe e habilidades interpessoais aprendidas.

Visão negativa

As pessoas podem não levar a inteligência emocional a sério. Assim como acontece com muitos aspectos da vida, este tópico está aberto a opiniões e zombarias. Alguns indivíduos acreditam que o mundo do trabalho ou dos negócios não é lugar para reações emocionais. Essas pessoas pensam que a lógica deve dominar e as emoções devem ficar em casa.

Abuso

Com o conhecimento aprendido com a inteligência emocional, pode-se fazer escolhas melhores e afetar os outros. No entanto, algumas pessoas podem usar essa habilidade para manipulá-los. Alguém que usaria isso de forma negativa, também poderia prejudicar propositalmente inocentes. Como a inteligência emocional é muitas vezes usada no local de trabalho e em ambientes de negócios, os indivíduos poderiam usar isso no seu público-alvo para comprar algo ou um serviço. Também seria usado para fazer alguém se sentir inferior ou tornar certas informações ilegítimas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...