Desvantagens da liderança transformacional

Escrito por eryn travis | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagens da liderança transformacional
Os líderes motivacionais alcançam mudanças ao motivar seus seguidores a trabalhar em prol do objetivo do grupo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Os líderes transformacionais alcançam mudanças ao motivar seguidores a pôr de lado os interesses individuais ou de curto prazo para trabalhar em conjunto em prol do objetivo do grupo. Eles usam especificamente uma única ou uma combinação de considerações individualizadas, estímulo intelectual, motivação para inspirar e influência idealizada, de acordo com Roger Gill, autor do livro "Theory and Practice of Leadership". Embora o estilo pareça atraente, as organizações que buscam implementar uma abordagem transformacional devem primeiro pesar seus prós e contras.

Outras pessoas estão lendo

Assumem a motivação dos seguidores

A liderança transformacional não incorpora a dinâmica situacional e presume que os seguidores querem trabalhar em conjunto para um objetivo maior. As abordagens de transformação não são tão eficazes em situações onde os seguidores não têm as habilidades - ou conhecimentos necessários - para completar uma tarefa ou não estão motivados a executá-la sem uma recompensa imediata e tangível.

Demora

Os resultados da liderança transformacional levam tempo e os líderes devem investir tempo e energia para conquistar a confiança e convencer os seguidores a acreditar em uma visão compartilhada. As organizações que esperam alcançar resultados imediatos através da instalação de um líder transformacional estão fadadas à frustração e decepção.

Depende do indivíduo

Grande parte do poder do estilo transformacional recai sobre os valores e a personalidade do líder. Outras teorias, como a de contingência ou a situacional, explicam que os líderes podem alinhar seu estilo às necessidades do grupo com o intuito de melhorar a eficácia. A liderança transformacional pode estar fora do alcance daqueles que não têm as habilidades de comunicação, inspiração e carisma, mesmo que possuam a habilidade e a experiência necessárias para estar no comando. Da mesma forma, a teoria da liderança transformacional presume que haja um líder, o qual ignora o fato de que muitas organizações e campanhas empregam um quadro de líderes para motivar um grupo para alcançar um objetivo.

Falta de aplicação detalhada

A teoria da liderança transformacional explica o "quê", mas falta detalhes sobre o "como". Pouca informação é dada sobre como um líder deve articular e comunicar a sua visão e capacitar seguidores. Além disso, as explicações de estratégia e missão são deixadas de fora da teoria, de acordo com Gill.

Potencial para abuso

A liderança transformacional é poderosa, mas não é sempre usada com moralidade. Apesar de exemplos como Nelson Mandela e Martin Luther King Jr. serem frequentemente associados ao termo liderança transformacional, nem todos os que inspiram ou capacitam se encaixam na definição. Adolph Hitler e Osama Bin Laden são exemplos de líderes "pseudo-transformacionais". A verdadeira liderança transformacional inclui ética, caráter, valores e um compromisso com o bem comum.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível