Desvantagens da madeira compensada

Escrito por peggy deland | Traduzido por ana clara bernardo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagens da madeira compensada
O compensado é um material versátil, embora tenha suas desvantagens (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Embora a madeira compensada seja um material versátil, forte e durável, ainda existem desvantagens. Ela está sujeita a uma variedade de problemas, tanto pela sua inadequação para certos fins, quanto para perigos ambientais. Usada incorretamente, a madeira compensada pode ruir rapidamente. Mesmo quando usada dentro das especificações do fabricante, ela pode e acabará falhando.

Tamanho

O compensado está disponível quase exclusivamente em placas pesadas de 1,2 m cm x 2,4 m. Embora seja variado na espessura, a única forma de mudá-la para um determinado fim é colando as placas juntas. Essa madeira não pode ser feita mais fina com revestimento, como acontece com a tábua de madeira serrada, pois pode causar danos ao material. O compensado pode ser encomendado para ter o mesmo tamanho e forma que alguma outra tábua se for necessário, mas os custos são extremamente elevados.

Geografia

O compensado é mais suscetível a umidade e danos pelo tempo do que a madeira serrada. A não ser que seja especificamente feito para uso exterior, ele ruirá na presença de umidade. Mesmo a madeira para uso externo deve ter alguma camada de proteção ou revestimento para aguentar o tempo. Essas proteções precisam ter manutenção regular para continuarem a impedir a umidade. A madeira compensada naval é designada para subpisos de barcos e outras áreas onde a umidade é constante, mas o custo desse tipo de madeira impede a utilização para outros fins. Além disso, com o passar do tempo, até o tipo naval ruirá devido ao mau tempo.

Função

O compensado foi criado ao empilharem camadas alternadas de folhas finas de madeira, prendendo-as com composto selante. Por causa desse método, essa madeira é mais forte que a maioria dos tipos do mesmo tamanho e forma. Infelizmente, o método de construção também faz com que ela seja facilmente danificada pela exposição à água. As camadas finas de madeira absorvem prontamente a água e, através de uma ação capilar, puxam-na para mais fundo no material.

Efeitos

Os efeitos de falha do compensado podem ser catastróficos. Ele é frequentemente utilizado como um material de revestimento para coberturas de telha. Quando o material utilizado para este fim rói, isto não costuma chegar à atenção do proprietário até que o telhado comece a vazar. Uma inspeção mais detalhada geralmente revela que a madeira havia começado a ruir muito antes e só se tornou evidente quando a falha foi tão pronunciada que não havia alternativa a não ser remover e substituir a placa inteira. Esta madeira quando utilizada no revestimento também sofre de intempéries, como a causada pela umidade sob a casa ou inundações graves o suficiente para encharcá-la.

Considerações

Um número de produtos de madeira compensada foram introduzidos para substituir a madeira serrada mais comum, como pregos laminados. Estes pregos usam uma construção em "I", com pontas afiadas nas extremidades, sendo que um pedaço de compensado é posto para afastar essas extremidades. Pregos laminados são na maioria das vezes mais acessíveis do que os pregos para tábuas regulares de 5 cm x 10 cm, ainda sendo consideravelmente mais fortes enquanto forem mantidos secos. Mas fazer isso em um ambiente úmido é quase impossível.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível