Desvantagens de madeira plástica

A madeira plástica não requer manutenção, tornando-a útil em cercas, mas não para todos os projetos de construção

lumber board image by Maksym Dyachenko from Fotolia.com

A madeira plástica é conhecida como madeira plástica reciclada (RPL - Recycled Plastic Lumber) por ser criada a partir de polietileno de alta densidade recuperado de resíduos (HDPE - High-density PolyEthylene), como jarros de leite de plástico. A madeira plástica oferece mais vantagens em relação à madeira mais tradicional do que desvantagens. O RPL é um produto leve, impermeável à umidade e que pode ser misturado com outros materiais, incluindo polpa de madeira e concreto.

Custo inicial

Comparação de preços

Dick Luria/Photodisc/Getty Images

A madeira plástica inclui de 90 a 95 por cento de resíduos HDPE recuperados, de acordo com o CalRecycle, no entanto é trabalhoso separar recicláveis escolhidos à mão. Os custos adicionais estão relacionados com a taxa de produção, a qualidade das resinas recicladas, a qualidade do processo de fabricação e os aditivos utilizados para melhorar as propriedades do RPL. Embora o custo inicial de madeira plástica seja maior do que o de madeira tradicional, os custos ao longo do ciclo de vida do produto, incluindo materiais, instalação, manutenção e eliminação, são muito menores quando comparados à madeira tradicional.

Propriedades físicas

Madeiras plásticas são menos resistentes

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Uma das grandes vantagens em madeiras plásticas é a falta de manutenção necessária, mas que pode também ser um dos inconvenientes, especialmente quando se trata da mudança na escolha das cores. Para madeiras de plástico terem uma cor, os aditivos de cor devem ser incluídos como parte do processo de fabricação. A maioria das madeiras de plástico é encontrada em branco e cinza-claro. Os tons marrons disponíveis imitam as cores encontradas em manchas de madeira tradicionais, como cedro, mas falta a beleza natural da madeira. Benjamin Hardy, para BobVila, acrescenta que a indústria de madeira plástica ainda batalha na percepção pública de decks de plástico como uma superfície escorregadia. O CalRecycle também acrescenta que a madeira plástica tem uma força de rigidez muito menor do que a madeira comum, tornando-a inadequada para muitos projetos estruturais de edifícios.

Alternativa para RPL

Madeira composta

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Por causa da percepção do público sobre a madeira plástica que torna plataformas escorregadias, muitos consumidores preferem usar a madeira composta, que é uma mistura de materiais de PEAD e de outros como polpa de madeira ou concreto. Misturar o PEAD com outros materiais pode ter benefícios adicionais para projetos específicos, mas vai reduzir ainda mais a rigidez da madeira e pode reduzir também sua resistência à umidade.

Cortes pequenos

Cortes pequenos são impossíveis em madeiras plásticas

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Trabalhar com madeira tradicional oferece alguns benefícios que a madeira plástica não pode igualar. A madeira tradicional pode ser moldada, reparada e duas seções curtas podem ser cortadas e coladas para serem ajustadas de forma a criar uma parte funcional maior de madeira serrada. A madeira plástica é essencialmente um tubo estrutural em forma de quadrado com design e opções de reparo limitados. Os restos de madeira de um projeto, mesmo pedaços muito pequenos, podem ser readaptados para outros projetos práticos ou decorativos.

eHow Brasil
×