on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

As desvantagens do mapeamento de processos

Atualizado em 23 março, 2017

Um mapa de processo descreve as atribuições do trabalho realizado para completar uma tarefa específica. Os mapas podem ser utilizados ​​para descrever os processos de fabricação, as estruturas empresariais e as tarefas de gerenciamento. Os mapas de processo fornecem informações valiosas para ajudar a administração a encontrar maneiras de tornar o processo ainda melhor. Embora existam muitas vantagens na criação de mapas de processo, existem algumas desvantagens que não devem ser negligenciadas.

Um mapa de processo descreve processos específicos no local de trabalho (process flow image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Precisão dos dados

Os dados coletados para a criação de um mapa de processo têm que ser precisos, para que o mapa seja útil na delineação de um processo. Os funcionários que utilizam processos atuais são, normalmente, chamados para contribuir para a coleta de dados. Os métodos de coleta incluem pesquisas, entrevistas, análises do processo, estatísticas e dados do desempenho passado. Às vezes, os dados coletados podem não ser representativos de todo o processo ou podem tornar-se distorcidos pela opinião ou insatisfação dos funcionários.

Loading...

Detalhes dos mapas dos processos

A criação de um mapa de processo preciso requer atenção aos detalhes. Se você não tem paciência ou habilidade para criar um mapa de processo, a tarefa pode tornar-se complicada. Isso pode levar a erros na interpretação dos dados ou erros de posicionamento dos dados no mapa.

Faixa de entrada

Os mapas de processo, geralmente, incluem dados de pequenos grupos de funcionários. Esses dados podem não ser representativos de todo o processo, no entanto, se o processo for grande ou se estender por vários departamentos. Para criar um mapa de processo mais preciso, você pode necessitar criar, primeiramente, um projeto utilizando os dados de um pequeno grupo de funcionários. O envio desse projeto a um grupo maior para o feedback e a verificação da precisão aumenta o tempo que leva para a produção de um mapa de processo preciso.

Facilitação

A participação dos empregados e administradores é necessária para compilar dados precisos, objetivando a criação de um mapa de processo. Aqueles que criam o mapa devem indicar claramente os seus objetivos para a gestão. A gestão tem que incentivar os funcionários a fornecer informações úteis com base nos objetivos. Sem uma comunicação clara entre aqueles que criam o mapa e a gestão de processos, os dados coletados podem não ser tão precisos ou úteis como poderiam ser.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...