Mais
×

As desvantagens da moldagem por compressão

Atualizado em 20 julho, 2017

A moldagem por compressão é o processo de aplicar calor a uma resina de base plástica, usando a pressão hidráulica para criar uma forma básica. Isso ocorre quando o calor derrete a resina e a pressão subsequente força o líquido maleável em um molde específico. Esse processo é conduzido em um molde de compressão e é tradicionalmente usado para moldar os materiais termofixos. Eles formam a resina ou líquido inicial, mas suas propriedades ditam que, uma vez endurecidos e curados através do processo de moldagem por compressão, eles não podem ser restabelecidos.

A moldagem por compressão é mais adequada para a produção em massa de designs simples (Mark Joseph/Valueline/Getty Images)

Não adequada para designs complexos

Embora existam três tipos básicos usados na moldagem por compressão (flash, positivo e semipositivo), nenhum deles serve para a moldagem de peças complexas ou complicadas. Devido à complexidade dos processos envolvidos, os moldes precisam permanecer com um funcionamento simples. Isso causa limitações aos produtos que um molde pode criar. Eles são historicamente usados em designs simples e em produção em massa.

Custo benefício baixo

Devido à natureza resoluta do material tipicamente usado para a moldagem por compressão, esse não é um processo particularmente custo-efetivo. O problema principal é que o material termofixo é rígido quando endurece e não pode ser derretido no caso de peças rejeitadas ou insatisfatórias. Nesse caso, qualquer pequeno defeito no objeto moldado não pode ser reparado ou reprocessado e esse fato é diretamente responsável pelo desperdício de dinheiro, material, tempo e trabalho.

A moldagem por compressão transforma a resina em formas rígidas (resin image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Danos

Certos componentes dentro da moldagem por compressão são vulneráveis e suscetíveis à quebra quando o item terminado é removido do equipamento. O pino ejetor é um desses componentes, localizado na base do molde. Após a prensa hidráulica no molde ter comprimido o plástico, ela ejeta o produto terminado e isso é repetido a cada vez que o processo é realizado. Esse uso repetitivo pode levar ao desgaste e, finalmente, à falha do componente.

Duração do processo

O ciclo do processo de moldagem por compressão demora entre um e seis minutos, dependendo do produto e acabamento necessário. Tipicamente, o clico demora entre três e quatro minutos e isso faz com que ele demore mais do que a moldagem por injeção e, no caso da produção em massa de um único item, o tempo pode ser um fator significante.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article