×
Loading ...

As desvantagens das paletes de madeira

Atualizado em 23 março, 2017

As paletes de madeira compõem uma grande parte da indústria de contêineres de madeira. De acordo com o Censo Econômico dos EUA de 2007, paletes de madeira compõem quase 60 por cento dos recipientes de madeira produzidos nos EUA. No entanto, esses objetos estão perdendo terreno para as paletes de plástico por quatro razões principais.

As desvantagens das paletes de madeira abriram o caminho para as paletes de plástico (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Deterioração

Depois das paletes de madeira serem usadas ​​várias vezes, a madeira começa a se desgastar. Ela lasca, racha e até quebra sob a pressão de uso continuado. A deterioração é natural e ocorre eventualmente, mesmo se a madeira for tratada para repelir a umidade e para fortalecê-la. Essa desvantagem leva a substituição muito mais cedo do que com as paletes de plástico.

Loading...

Infestação

As paletes de madeira são mais suscetíveis à infestação por cupins, formigas e outros insetos que fazem casas no interior da madeira. As paletes armazenadas ao ar livre são mais propensas a sucumbir à infestação do que as guardadas dentro de um armazém. Os insetos penetram na madeira, corroendo-a e, assim, enfraquecendo o que deveria ser uma estrutura de apoio. As paletes de madeira também podem transportar patógenos que podem contaminar os produtos que forem colocados sobre elas. De acordo da American Broadcasting Company’s sobre paletes de alimentos, as bactérias E.coli, salmonela e listeria foram encontradas em paletes em uma fábrica na Louisiana. Esses patógenos podem potencialmente infectar toneladas de alimentos ou produtos médicos armazenados em paletes para transporte.

Limpeza

Além dos germes, as paletes de madeira são coletores de sujeira e detritos. Limpá-las torna-se cada vez mais difícil ao longo do tempo conforme elas ficam velhas. Elas devem ser tratadas termicamente para se livrarem da contaminação e lavadas a sujeira e detritos saírem. No entanto, o calor acelera a deterioração, e a água, se secada de forma inadequada, pode alimentar esporos de fungos que se desenvolvem em madeira.

Custo

Paletes de madeira são baratas, mas devem ser substituídas várias vezes antes que as de plástico até começarem a ficar velhas. John Clark, diretor técnico de vendas da Nelson Company, afirma em "Pallets 101: Industry Overview and Wood, Plastic, Paper & Metal Options" que as paletes de plástico custam três a seis vezes mais por quilo do que paletes de madeira. No entanto, a Supply Chain Digest's "Wood Versus Plastic Pallet Battle Increasingly Focused on Green Supply Chain", afirma que as paletes de plástico tem uma vida útil de 15 anos, enquanto espera-se que as de madeira durem apenas três anos, nas mesmas condições e com os devidos cuidados e manutenção. Assim, as paletes de plástico são muito mais rentáveis do que as de madeira a longo prazo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...