Desvantagens de PERT e CPM

Escrito por christy wilson | Traduzido por joanna riva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagens de PERT e CPM
PERT e CPM são técnicas de gestão para planejamento, programação e controle de grandes projetos e do pessoal que trabalha neles (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

PERT (Program Evaluation and Review Technique, em português, Técnica de revisão e avaliação de programa) e CPM (Critical Path Method, em português, Método do caminho crítico) são conhecidos como ferramentas de análise de projetos. Gestores as utilizam para planejar, programar e controlar projetos grandes e complicados. Militares e companhias privadas utilizam estas técnicas para gerenciar projetos. O CPM foi desenvolvido pela DuPont e o PERT pela marinha norte-americana. Na prática, esses termos podem ser utilizados indistintamente. Há desvantagens ao se utilizar essas ferramentas em relação a trabalho e orçamento.

Outras pessoas estão lendo

PERT e CPM requerem trabalho intensivo

Desenvolver estes planos pode levar semanas, se não meses. É uma tarefa de trabalho intensiva que requer muitos cálculos e certo grau de habilidade matemática. PERT e CPM nem sempre são práticos, já que esses métodos consomem muito tempo e recursos para o seu desenvolvimento. Se for necessário muito tempo para que os gerentes planejem o projeto, seu início pode ser atrasado.

É difícil estimar a duração utilizando PERT/CPM

A eficácia do PERT/CPM é dependente da precisão das estimativas de duração iniciais. Em muitos casos, os gestores subestimam quanto tempo os elementos do projeto necessitarão. Como todas as tarefas estão relacionadas, é muito fácil terminar com um projeto que está muito atrasado. Subestimar o tempo necessário para se completar o projeto pode levar ao pagamento de custos extras associados com a finalização do projeto a tempo.

PERT/CPM não alocam recursos ou pessoal

O pessoal e outros recursos necessários para completar um projeto não são contabilizados no PERT/CPM. Isto dificulta o cálculo de um orçamento preciso e planos adicionais devem ser feitos para a alocação destes recursos. Custos com hora extra e outras despesas relativas a recursos são difíceis de se planejar antes do tempo.

Pode-se facilmente ultrapassar o orçamento usando PERT/CPM

Se o tempo necessário para completar certas tarefas dentro do projeto for subestimado, pode-se afetar o orçamento total. Geralmente, quando o tempo do projeto é ultrapassado, o custo do mesmo sobe. Estimar precisamente ou superestimar o tempo necessário para se completar uma tarefa específica pode compensar este problema. A falha na alocação de recursos e pessoal também pode fazer com que o projeto ultrapasse o orçamento.

O caminho crítico pode ser pouco claro

Como os modelos PERT/CPM são muito complexos, o caminho crítico muitas vezes não é aparente, o que dificulta o cálculo do tempo necessário para completar o projeto. Precisa-se de muito tempo e habilidades matemáticas, assim como estimativas muito precisas de tempo, para calcular o caminho crítico de maneira correta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível