Mais
×

As desvantagens de ser um técnico de informática

Atualizado em 06 fevereiro, 2018

Com a crescente dependência de computadores pessoais e sistemas computadorizados, o trabalho de um técnico de informática é aquele que está em demanda. Essa necessidade e o fato de que esses profissionais precisam de habilidades altamente especializadas significam que é relativamente fácil conseguir serviço na área, muitas vezes com um salário substancial. Apesar de existirem vantagens nessa profissão, também existem várias desvantagens em ser um técnico de informática.

Aprenda sobre as desvantagens de ser um técnico de informática (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Complexidade

Devido à natureza complexa dos computadores e sistemas operacionais, os problemas nem sempre são fáceis de resolver. Uma vez que os avanços na tecnologia dos computadores ocorrem de forma contínua, essa profissão requer estudos constantes para acompanhar as tendências e mudanças.

Frustração

Não importa o quão experientes sejam os técnicos de informática ou quantos treinamentos avançados eles receberam, inevitavelmente se depararão com uma situação que não conseguirão resolver. Se isso acontecer frequentemente, o resultado pode ser a frustração e a insatisfação no trabalho.

Insatisfação do cliente

Os clientes ou empregadores podem ficar insatisfeitos se seus computadores não estiverem preparados imediatamente ou corretamente, o que não é uma ocorrência incomum. No caso de técnicos independentes, isso pode prejudicar suas reputações e, em último caso, a perda do negócio.

Horários irregulares

Alguns técnicos de informática podem ser obrigados a ficar de plantão em casos de emergências nos computadores da empresa. Eles podem ter que trabalhar praticamente todo o dia, até que um problema no sistema seja corrigido, resultando em menos tempo para passar com a família e amigos.

Trabalhar sozinho

Os técnicos de informática muitas vezes passam horas na frente de um computador com pouco contato com outras pessoas. Os técnicos autônomos podem ter que trabalhar praticamente sozinhos durante o dia inteiro. Para pessoas sociáveis ou aquelas que apreciam a presença de colegas de trabalho, isso pode resultar em um sentimento de isolamento ou solidão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article