Mais
×

Desvantagens da termoformagem

A termoformagem é um processo usado na formação de moldes de plástico. O material é aquecido, esticado sobre um molde e, em seguida, pressionado por um vácuo. No final do processo, o plástico é sugado para baixo para se ajustar ao molde. Existem vantagens e desvantagens deste método de fabricação.

A termoformagem é usada para moldar muitos objetos de plástico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Profundidade

Uma das desvantagens da termoformagem é a profundidade das peças de plástico que você pode usar​​. De acordo com o site plasticingenuity.com, os objetos de plástico que podem ser feitos a partir do processo de termoformagem precisam ser relativamente rasos, pois peças mais profundas podem se deformar ou torcer durante o procedimento. Normalmente, a termoformagem não é utilizada para criar peças mais fundas, mas quando é, precauções especiais devem ser tomadas para esticar o plástico com antecedência, evitando que ele deforme, o que acaba aumentando o custo de fabricação.

Formação de bolhas

O uso de termoformagem em plástico também pode levar a uma distorção, pois o material pode formar bolhas. Elas se desenvolvem devido à formação de bolsões de ar, que entram no material enquanto ele está sendo esticado e moldado, e podem estragar as peças produzidas. Essas bolhas se formam a partir da umidade extra que está sendo absorvida pelo plástico, por isso é muito importante que, se a termoformagem for a técnica de fabricação escolhida, o ambiente seja rigorosamente controlado para que nenhuma umidade extra interfira no processo.

Velocidade de produção

De acordo com o site plasticingenuity.com, está provado que o processo de termoformagem não pode criar uma grande quantidade de peças tão rapidamente quanto outros processos. Apesar de ser relativamente mais barato, a desvantagem da termoformagem é que ela precisa ser rigorosamente controlada, tornando o processo relativamente lento. Além disso, a velocidade da moldagem a vácuo precisa ser controlada, pois, se a peça é deixada descansando por muito tempo, ela pode formar rachaduras que se parecem com teias de aranha, devido à exposição prolongada ao calor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article