×
Loading ...

As desvantagens de ser veterinário

Atualizado em 17 abril, 2017

O caminho a ser trilhado para se tornar um veterinário começa com a compaixão pelos animais. Isso é, então, seguido por cinco anos de educação superior em uma faculdade de medicina veterinária e por exames de licença estatal. Os veterinários tratam de animais doentes conduzindo exames físicos, prescrevendo medicamentos e realizando procedimentos médicos. Eles também oferecem tratamentos preventivos para os animais e educam seus donos. O trabalho pode ser recompensador, especialmente ao ver um animal doente ficar saudável. No entanto, todos os veterinários reconhecem que há algumas desvantagens na carreira.

Os veterinários investem em equipamentos médicos para tratar animais (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Ponto de partida

Por mais que alguns veterinários trabalhem para agências governamentais e organizações maiores, como zoológicos, a maioria trabalha em clínicas privadas. Uma clínica veterinária pode consumir muito tempo e dinheiro com a montagem e a manutenção. Um veterinário autônomo precisa de espaço para um escritório, salas de exame e um depósito seguro de medicamentos. Também pode ser necessário contratar funcionários para marcar consultas e assistentes que ajudem com os animais. Gastos adicionais incluem suprimentos médicos, equipamentos, móveis, itens de escritório e publicidade.

Loading...

Emergências

Veterinários costumam atender a emergências que acontecem a qualquer hora do dia ou da noite. Alguns deles, particularmente os que trabalham com animais maiores, podem precisar viajar até onde os animais estão. Isso significa a possibilidade de ir até uma fazendo no meio da noite para ajudar em uma emergência de parto de um animal, por exemplo. A não ser que haja outros veterinários na mesma clínica ou área para dividir o trabalho, pode ser difícil tirar férias.

Sofrimento

Veterinários são pessoas compassivas e frequentemente precisam lidar com o fato de que não podem curar ou tratar todos os animais doentes que encontram. Isso pode ser emocionalmente desgastante para um veterinário, que precisa lidar com suas próprias emoções e ainda dar conselhos a donos de animais que estão sofrendo. Ele também pode entrar em conflito ao se deparar com pessoas que possuem animais doentes mas não têm condições de pagar pelos cuidados necessários. Além disso, veterinários encontram muitos animais que sofrem de abuso e negligência.

Exigências físicas

Tratar de animais é um trabalho fisicamente exigente, em especial quando eles são de grande porte. Como o tratamento de um animal grande pode exigir uma visita fora do escritório, muitas vezes o veterinário acaba trabalhando em um celeiro ou estábulo, longe das convenientes condições sanitárias de uma clínica. Além do tamanho, um animal doente também pode ser difícil de controlar, de forma que o veterinário fica exposto a riscos de se machucar ou de ter equipamentos caros danificados. Por mais que haja desvantagens no trabalho, veterinários encontram muita variedade de carreira, sempre com o privilégio de lidar com animais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...