Mais
×

Como detectar uma criança prodígio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma criança prodígio demonstra um grau incomum de inteligência e perícia. O compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart ganhou fama como prodígio ao escrever sua primeira composição musical com cinco anos de idade. Confira a seguinte lista para maneiras de detectar uma criança prodígio.

Instruções

Detecte uma criança prodígio
  1. Repare que crianças prodígios podem raciocinar abstratamente. Um prodígio pode apontar falhas em um argumento ou teoria e considerar muitas interpretações como um problema. Elas têm grande curiosidade e uma habilidade interminável para fazer perguntas.

  2. Compreenda que uma criança prodígio pode perceber ideias em metáforas e símbolos. Crianças altamente dotadas processam informação rapidamente e podem se relacionar empaticamente com os outros. Elas não veem o mundo apenas em termos de suas próprias necessidades e sentimentos. Detecte uma criança superdotada por seu sentido altamente desenvolvido de justiça.

  3. Detecte um jovem prodígio musical por suas incansáveis habilidades para praticar. Crianças prodígio musicais demonstram maestria em seus instrumentos escolhidos no ensino fundamental e podem ler música e memorizar composições com perícia antes de atingir a adolescência. O pianista Glenn Gould compôs pela primeira vez aos cinco anos de idade. A compositora Tori Amos começou a tocar piano aos quatro anos de idade e foi admitida em um prestigioso conservatório alguns anos depois.

  4. Ignore o uso exclusivo do QI como um fator para detectar uma criança prodígio. Testes de inteligência podem avaliar perícias lógicas e matemáticas, mas não estão equipados para detectar um prodígio musical ou artístico.

  5. Saiba que talento inato e o ambiente trabalham juntos para criar uma criança prodígio. A educação e a personalidade, bem como hereditariedade, influenciam na formação de uma criança prodígio. Ela tende a ter pelo menos um dos pais com um alto desenvolvimento acadêmico ou antecedentes criativos.

  6. Compreenda que crianças prodígio possuem excelentes memórias. A atenção delas para detalhes e a habilidade de reter fatos e imagens eclipsam a da maioria dos adultos.

Dicas

  • Uma criança prodígio exibe um forte sentido moral e ético, e pode até ter opiniões políticas em tenra idade.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article