on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como detectar fungos com luz negra

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os fungos são mais do que uma simples inconveniência, eles trazem sérias preocupações para a saúde. A sua presença dentro de casa pode contribuir para problemas como alergias, ataques de asma, náusea, entre outros. Se você suspeita que a sua casa possa estar afetada, você deve imediatamente tentar localizar a fonte do problema. Enquanto você pode identificar facilmente alguns fungos devido a sua umidade, aparência preta, cinza ou marrom, alguns podem não ser aparentes ao olho nu, particularmente se eles residem dentro de paredes. Uma luz negra pode ajudá-lo a identificar esses fungos escondidos.

Instruções

Utilize equipamentos para detectar os fungos na sua casa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Inspecione a sua casa para encontrar indícios de fungo. Observe as suas paredes, pisos, tecidos, livros e outros objetos nos quartos que acumulam umidade em excesso. O fungo se reproduz em ambientes com mais do que 55% de umidade relativa. Você pode comprar um sensor e levá-lo ao quarto para detectar a umidade atual, caso você queira ganhar uma precisão na sua probabilidade de encontrar contaminação por fungos.

    Loading...
  2. Leve a luz negra nos quartos ou áreas em que você suspeita que estejam contaminadas. Ilumine-a diretamente nas suas paredes, argamassa, luminárias de madeira e tecidos, e procure por sinais brilhosos amarelos ou um brilho verde-amarelado.

  3. Verifique que o brilho indica contaminação por fungos. Alguns produtos de limpeza e tintas emitem um brilho amarelo também, por exemplo, se você encontrar o brilho em uma roupa recém-lavada ou em um pedaço de papel com tinta marca-texto nele, você pode desconsiderar a chance de contaminação. Mas se você não tiver nenhum desses produtos químicos presentes, e a área estiver de alguma forma úmida e possivelmente acompanhada de um cheiro de mofo, então provavelmente você tem contaminação por fungos.

Loading...

Dicas

  • Você pode comprar uma lâmpada ultravioleta (luz negra) em muitas lojas de festas, de músicas (na seção de DJ) e em algumas lojas de ferramentas.

Aviso

  • Se você encontrar sinais de contaminação, contate um especialista em remoção de fungos imediatamente. Se você não tomar conta disso, o fungo pode se espalhar além da localização inicial e pôr a sua casa e a sua saúde em risco.

O que você precisa

  • Sensor de umidade relativa
  • Luz negra

Referências

Loading ...
Loading ...