Mais
×

Como detectar um início de gravidez em éguas

Atualizado em 25 maio, 2017

O ciclo estral de uma égua - o tempo entre a ovulação de um óvulo e o próximo - dura aproximadamente 21 dias. Quando a égua estiver sexualmente receptiva, o estro ocupará aproximadamente sete dias do ciclo, mas pode durar entre dois dias e três semanas. Mostrar a égua a um cavalo para ver a reação pode ajudá-lo a saber quando o ciclo estral está ocorrendo e determinar quando ela está pronta para procriar. Como a gravidez das éguas dura 11 meses, detectar logo um embrião viável permite-lhe dar a ela a nutrição apropriada e os cuidados veterinários necessários para que ela tenha um potro feliz e saudável.

Instruções

As éguas podem engravidar sete dias após parir (mare & foal image by Alexey Khromushin from Fotolia.com)
  1. Observe o primeiro e o último dia para procriação da sua égua. Cruze ela no terceiro dia do ciclo estral e, depois, dia sim, dia não, até o ciclo acabar - o que costuma ocorrer em sete dias. Cruzá-la pelo menos três vezes durante o ciclo otimiza as chances de gravidez.

  2. Coloque a égua perto de um cavalo para observar o comportamento. Se ela voltou ao estro - o que significa que ela não está prenha -, ela ficará calma, se agachará e virará a vulva em um movimento de "piscar"; podendo até levantar o rabo e urinar. Quando ela está prenha, ela rejeita o cavalo, relincha, chuta, dobra as orelhas, entre outros comportamentos agitados.

  3. Deixe que o veterinário apalpe o útero dela até o reto. Por volta do 16º ou 17º dia de gestação, ele alonga-se, ficando firme e tubular. Na quarta semana de gestação, o veterinário conseguirá sentir um embrião do tamanho de um pequeno ovo.

  4. Deixe o veterinário fazer um ultrassom retal no 17º dia após o cruzamento. O embrião vai para a parede uterina por volta dessa data e pode ser visto por esse exame. Se você optar por esperar até o 23º ou 24º dia, o ultrassom detectará um batimento cardíaco.

  5. Autorize que a égua seja testada para gonadotrofina coriônica equina (eCG), um hormônio encontrado somente em éguas prenhas.

Dicas

  • Ao apresentar o cavalo para a égua, mantenha uma distância de segurança. Se ela tiver um potro ao lado, afaste-o, para que o cavalo possa cheirar a vulva da égua, e veja a reação. Depois, coloque o potro perto dela novamente.
  • Peça ao veterinário para mostrar, na ultrassonografia, onde o batimento cardíaco pode ser ouvido na égua. Faça um "X" com marcador permanente no local para poder ouvir o batimento com um estetoscópio.

Aviso

  • Se escolher fazer o teste de eCG, esteja ciente de que a contagem de hormônios ainda estará elevada após casos de morte fetal, de acordo com os veterinários da Louisiana State University. Isso significa que, se ela sofrer um aborto, você pode ser levado a acreditar que ela está prenha.
  • Por razões de segurança, nunca leve o cavalo para perto da égua para atiçá-la. Você pode tomar um coice e machucar-se gravemente.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article