Saúde

Como detectar uma infecção na sonda de alimentação

Escrito por mia carter | Traduzido por taís de freitas hermínio
Como detectar uma infecção na sonda de alimentação

Inserção de uma PEG

NA/Photos.com/Getty Images

Quando um paciente não é capaz de consumir alimentos por um longo prazo, pode ser necessária uma sonda de alimentação. Uma Sonda de Alimentação Endoscópica Percutânea (PEG) deve ser inserida cirurgicamente através da parede abdominal e dentro do estômago. Infelizmente, a infecção é um risco significativo associado às sondas PEG. A infecção pode atacar a qualquer momento, principalmente nos dias imediatamente após a inserção da sonda de alimentação. Os métodos seguintes podem ser utilizados para detectar uma infecção na sonda de alimentação.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

O que você precisa?

  • Termômetro

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Comece examinando a pele ao redor da porta, onde a sonda de alimentação entra no corpo. Procure por vermelhidão, inflamação, secreção, e, em alguns casos, um odor estranho. Nos dias imediatamente após a cirurgia de inserção da sonda PEG, existe um risco especialmente elevado de infecção.

  2. 2

    Verifique a temperatura do paciente. A temperatura normal é de 37 graus Celsius. Uma pessoa com uma infecção estabelecida e potencialmente com risco de morte terá uma temperatura elevada. É importante notar que um paciente com uma infecção menos grave pode não apresentar febre até a infecção se agravar.

  3. 3

    Verifique se há fezes anormais, particularmente de cor preta ou muito soltas (diarreia). Quando um doente com uma sonda PEG desenvolve uma infecção, as bactérias da infecção descem diretamente para os intestinos. Isto fará com que o intestino se torne inflamado, inibindo a capacidade do corpo de absorver o líquido a partir da alimentação, e as fezes emergirão na forma de diarreia. Em casos mais graves, o intestino começará a sangrar, como resultado das bactérias e inflamação. Isso causa fezes com sangue ou fezes pretas. Fezes pretas indicam hemorragia no trato gastrointestinal superior, enquanto o sangue vermelho é "fresco", indicando hemorragia no trato gastrointestinal inferior.

  4. 4

    Procure sintomas de dor abdominal e náuseas. Um paciente com uma infecção na sonda de alimentação sentirá dor, desconforto e náuseas. Em crianças pequenas ou bebês que não podem dizer que estão sentindo dor, procure aumento da irritabilidade, choro mais frequentes e outros sinais de mal-estar.

  5. 5

    Caso haja suspeita de infecção na sonda de alimentação, é necessário atenção médica imediata, devendo transportar o paciente até a sala de emergência do hospital mais próximo para receber atendimento. Se deixada sem tratamento, a infecção poderá matar porções do estômago, os intestinos e outros órgãos, conduzindo a uma condição denominada necrose. A infecção também pode entrar na corrente sanguínea, causando uma condição potencialmente fatal chamada septicemia.

Dicas & Advertências

  • Nos dias após o procedimento cirúrgico, para inserir a sonda de PEG, limpe a ferida no local da porta -- o ponto onde a sonda entra no corpo -- várias vezes ao dia, conforme indicado pelo seu médico.
  • Ao cuidar de uma pessoa com uma sonda de alimentação, seja sempre muito cauteloso se houver suspeita de algum problema. A sonda de alimentação pode tornar-se desalojada, as infecções podem ocorrer e esses problemas podem ser fatais. É essencial procurar atendimento médico imediato se houver suspeita de algum problema.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media