on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como detectar mentiras com grafologia

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se você trabalha com recursos humanos ou em qualquer outra posição onde é necessário determinar se um candidato ou funcionário é honesto e sincero, uma das técnicas que você pode empregar é a grafologia. A grafologia é a análise da escrita à mão e considerada uma "ciência das pessoas". Até um leigo pode utilizar essas técnicas para aumentar sua capacidade de avaliar se uma pessoa está sendo franca ou mentindo e enganando.

Instruções

A caligrafia de uma pessoa pode revelar muito sobre sua personalidade (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

    O que sua letra revela

  1. Entregue um pedaço de papel em branco e uma caneta-tinteiro ao entrevistado e peça para escrever um parágrafo ou dois sobre si mesmo. Peça para assiná-lo (usando a sua assinatura) quando completar a tarefa. Deixe a sala enquanto ele estiver fazendo isso.

    Loading...
  2. Em seguida, estude o que a pessoa escreveu. Se ela escreve muito lentamente, pode ser indício de que ou ela é intelectualmente inferior ou está tentando esconder alguma coisa. Um adulto com inteligência razoável não escreve lentamente a maior parte do tempo. Quando a escrita lenta é evidente (o oposto de escrita rápida, apressada, que é detectável), pode-se inferir um comportamento calculado ou que a pessoa está tentando esconder alguma coisa. Uma pessoa que está escrevendo sinceramente, de forma espontânea, não tem que ponderar cuidadosamente cada palavra que escreve.

  3. Verifique a existência de grandes espaços entre as palavras. Se a pessoa escreveu: "Eu tenho [espaço] 30 anos de idade", está provavelmente mentindo sobre sua idade. Veja as letras segmentadas. Se a pessoa usa letra de forma, e as letras não se encontram, isso indica cautela e enganação.

  4. Estude se há "linhas de cobertura" (ou seja, a cauda da última letra de uma palavra desce e sobe sobre uma parte da palavra). Isso pode indicar que a pessoa se sente defensiva e tem algo a esconder.

  5. Procure a "garra do criminoso", que é considerado um dos traços mais detectáveis em grafologia. Essa forma é vista quando uma pessoa faz uma movimento descendente direto e, logo em seguida, faz uma forma de garra (comparável à forma de um U de cabeça para baixo, mas mais acentuado). Essa característica de escrita está associada com amargura, maus instintos e culpa. Quanto maior a garra, pior a situação e mais consciente o escritor está de sua culpa e criminalidade.

  6. Estude assinatura da pessoa. Se a assinatura da pessoa é significativamente diferente do texto que ela escreveu isso revela que o que você vê não representa a realidade. Essa pessoa é, provavelmente, pretensiosa e arrogante, mas não necessariamente um pilantra. Ela pode não se comportar em público como faz em privado, indicando duplicidade.

Loading...

Dicas

  • Aprender grafologia pode ser vantajoso se estiver em uma posição em que tem que contratar pessoas ou, por exemplo, se você é um advogado tentando escolher um júri. Pistas e sugestões sutis, e às vezes nem tanto, podem ser captadas na caligrafia de uma pessoa.
  • A caligrafia é tão única quanto uma impressão digital. Nossa caligrafia revela nosso verdadeiro eu.

O que você precisa

  • Folha de papel em branco
  • Caneta
  • Curiosidade sobre o ser humano e interesse em escrita cursiva e o que ela pode revelar
Loading ...
Loading ...