Como detectar problemas da junta do cabeçote pela fumaça branca e baixo nível de arrefecimento

Escrito por mark robinson | Traduzido por luana ribeiro
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Como detectar problemas da  junta do cabeçote pela fumaça branca e baixo nível de arrefecimento
Vazamentos do líquido de arrefecimento pela junta do cabeçote podem danificar os pistões e válvulas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Se seu veículo começa de repente a soltar muita fumaça branca pelo escapamento, ou se está constantemente consumindo muito líquido de arrefecimento do motor, é provável que tenha uma junta do cabeçote danificada. Juntas do cabeçote ajudam a evitar que o líquido de arrefecimento e o óleo do motor caiam na câmara de combustão. Fumaça branca normalmente é um grande indicador de problema da junta do cabeçote falhando devido ao tempo, aquecimentos excessivos ou excesso de torque aplicado nas cabeças dos parafusos. Detectar uma junta do cabeçote danificada é uma tarefa relativamente simples que pode ser realizada sem remover a cabeça do cilindro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Verifique o nível de arrefecimento do veículo toda vez que utilizá-lo. Encha o automóvel com líquido de arrefecimento até a linha indicadora "MÁX" e observe seu nível através do tanque de expansão opaco durante cada viagem. Se ele continuar a baixar enquanto dirige e se não há vazamentos externos, então pode haver um vazamento através da junta do cabeçote.

  2. 2

    Verifique o óleo do motor do veículo. Localize a vareta para medição do nível do óleo e retire-a de seu compartimento. Cheque o nível atual do óleo e, então, limpe um pouco dele em um pedaço de papel. Se o óleo tiver uma aparência com cor leitosa, o arrefecimento está entrando pela passagem de óleo e pela cabeça do cilindro devido a uma falha na junta do cabeçote.

  3. 3

    Ligue o motor e fique na parte traseira perto do cano do escapamento. Observe o que sai por ele. Grandes quantidades de fumaça branca indicam uma junta de cabeçote com falhas. O escapamento também terá um odor semidoce e uma grande quantidade de umidade devido ao vazamento do arrefecimento do motor na câmara de combustão.

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