Como testar um varistor

O varistor protege circuitos eletrônicos de surtos de tensão

electronics image by Michael Shake from Fotolia.com

Varistor é um componente eletrônico que age como um amortecedor para proteger dispositivos caros de surtos prejudiciais de energia. Por exemplo, um motor industrial elétrico por perto pode colocar altas tensões na rede de alimentação. O varistor, que normalmente possui resistência muito alta, responde ao pico de tensão absorvendo sua energia com uma resistência muito baixa. Isso também irá queimar o fusível do equipamento, mas protegerá a parte eletrônica cara. Um varistor que receber um choque elétrico forte permanecerá em baixa resistência.

Step 1

Desconecte o equipamento eletrônico da tomada.

Step 2

Abra o gabinete com as chaves de fenda e localize o varistor que é, geralmente, um disco colorido brilhante do tamanho de uma moeda. O varistor geralmente é ligado ao suporte do fusível. Se estiver visivelmente queimado ou quebrado, é ruim; substitua-o. Se parecer intacto, siga para o passo 3.

Step 3

Dessolde e desconecte um dos terminais do varistor. Aqueça a ligação com o ferro de solda até que a solda derreta e remova-a com o sugador de solda. Cuidadosamente, retire o terminal da conexão com a placa utilizando o alicate de bico. Com o varistor desconectado do circuito é possível medir sua resistência.

Step 4

Ligue o multímetro e ajuste-o para medir resistência a partir de 1000 ohms. Encoste uma das pontas do multímetro ao terminal solto do varistor e a outra ao terminal preso. Observe a resistência medida: se o valor estiver perto de resistência infinita, o varistor está bom; se ler resistência muito baixa, ele está queimado.

Step 5

Ressolde o terminal desconectado do varistor se a resistência estiver boa. Se estiver queimado, desconecte o terminal que está conectado e solde um varistor novo, de mesmo valor, no seu lugar.

eHow Brasil
×