×
Loading ...

Por que o detergente elimina a gordura da louça?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você pode primeiramente pensar que o poder dos jatos da máquina de lavar pratos é suficiente para limpar as peças. No entanto, experimente usar o equipamento, ou até mesmo lavar os pratos manualmente, sem sabão e você rapidamente perceberá que isso não é possível e que o prato sujo com gordura continua engordurado. Praticamente todo fabricante de detergente afirma que seu produto "não perdoa a gordura", mas grande parte deles não revela qual o segredo que faz com que os detergentes eliminem a gordura de pratos e talheres.

Um bom detergente atraia muitas moléculas de gordura (Morgan_dishes2_070307 image by TMorgan from Fotolia.com)

Cargas

Para entender melhor como os detergentes eliminam a gordura, é preciso compreender a estrutura do produto em nível molecular. Segundo o canal inglês BBC, a cadeia molecular do sabão tem uma extremidade polar e outra apolar; isso quer dizer que uma extremidade tem moléculas com cargas positiva e negativa, enquanto a outra não apresenta nenhum tipo de carga. Semelhantemente, as moléculas de água são polares, enquanto as moléculas de gordura tendem a ser apolares.

Loading...

A atração

Quando o detergente é colocado em água, a extremidade polar da molécula do sabão quer ficar presa às moléculas de água, pelo fato de substâncias polares tenderem a atrair umas às outras. Simultaneamente, a outra extremidade da molécula do sabão quer ficar presa à molécula de gordura, uma vez que as substâncias apolares são atraídas umas às outras. Quando essas duas atrações acontecem, o resultado e que as moléculas de sabão agem como um agente sulfante ou como uma ligação entre a molécula de água e a gordura. Essa é uma forma de fazer com que a água e a gordura se conectem, embora elas se repilam naturalmente devido às cargas elétricas naturais. Uma vez que a água e a gordura estão ligadas, é possível usar a gravidade e a fricção para eliminar as moléculas de sabão e gordura da louça usando as moléculas de água.

Repetição do uso / Força

Até mesmo se você usar um detergente de qualidade, que atraia bem a gordura, será necessário repetir o processo de limpeza, porque as moléculas de gordura consomem as moléculas do sabão. Por isso, as gorduras mais difíceis de sair podem requerer tempo, até mesmo com um bom detergente — quanto mais gordura tiver, mais moléculas de sabão serão necessárias para a remoção.

As mãos

A pele das mãos tem uma oleosidade natural. Quando se lava a louça, uma pequena quantidade de detergente pode ficar presa no óleo da pele. Consequentemente, a oleosidade natural será removida, também. Isso significa que as mãos não terão mais tanta proteção da perda de hidratação. Por isso que, quando se lava pratos, as mãos podem ficar bem ressecadas e, portanto, é importante usar luvas ou aplicar loção hidratante nas mãos após essa atividade.

Experimento prático

Os detergentes funcionam como qualquer outra forma de sabão, até mesmos géis de banho, xampus e sabão de lavar roupa. É possível testar esse princípio colocando algumas gotas de óleo com uma pitada de pimenta em alguns copos. Acrescente uma gota de cada tipo de sabão em cada copo e observe para onde a pimenta está se deslocando para saber para que lado as moléculas de água e gordura estão se movendo. Essa é uma ótima forma de comparar a potência dos detergentes caso não tenha certeza sobre qual escolher.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...