O que determina a inclinação de um telhado?

Escrito por jacob j. wright | Traduzido por etelvina siegel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que determina a inclinação de um telhado?
Em teoria, telhados inclinados vazam a água, neve e gelo mais rapidamente (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

A inclinação ou declive de um telhado serve um propósito estrutural e pragmático, assim como contribui para o custo, manutenção e estética geral. Todas as inclinações de telhado, incluindo as rasas ou sem declive, têm prós e contras baseado nas necessidades do dono da propriedade, na lei da construção civil e na climatologia local. Independentemente de como um telhado é desenhado, um amplo apoio das vigas e paredes assegura que os materiais usados no telhado mantêm sua firmeza e protegem o prédio de infiltrações de água.

Outras pessoas estão lendo

Medição

Nos Estados Unidos, a inclinação do telhado é definida como o montante que a linha de um telhado eleva-se a uma distância horizontal de 30cm. Por exemplo, um telhado se pode inclinar 15cm a cada 30cm de comprimento de telhado. Um telhado de aparência mais rasa se pode elevar 50cm para cada 30cm de comprimento de telhado. O declive também pode ser expressado como um ângulo, o mesmo que dizer que o telhado tem 30 º de inclinação ao olhar para o perfil lateral do telhado como se um triângulo estivesse situado em seu topo.

Terminologia

Embora os telhados possam ser mais facilmente visualizados ou discutidos ao mencionar seus ângulos, a inclinação do telhado é descrita em textos de inúmeras maneiras. Um telhado com ângulos de 37 º resulta em uma elevação de 23cm para cada 30cm de comprimento de telhado. Pode ser exprimido em uma variedade diferente de sintaxes, incluindo 37/23, 37-23, 37 e 23 ou 37 em 23. Construtores civis podem não saber imediatamente o ângulo físico do telhado que estão construindo, mas rapidamente referem-se a inclinação que estão criando, como "estamos construindo a seção 37-23 do telhado hoje".

Considerações climáticas

Uma estrutura de telhado serve primariamente o objetivo de prevenir a chuva de entrar no edifício. A gravidade e o vento trabalham contra a linha do telhado, os vetores que ajudam a água em seu movimento descendente e entrar no interior do edifício. Telhados rasos ou sem declive não acumulam água ou mantêm a neve de forma tão eficiente quanto os telhados de duas águas. Em regiões com pouca queda de água ou neve, faz sentido construir um telhado raso. Num clima chuvoso e de neve, um telhado inclinado constitui uma vantagem. Onde a pesada neve se acumula todos os invernos, um telhado com inclinação vaza a neve e gelo rapidamente, diminuindo qualquer carga de peso sobre as paredes e vigas que apoiam o telhado.

Construir o material interior

Quando o telhado de um edifício é desenhado, fatores como inclinação, carga de peso, custo e estabilidade são todos analisados. Telhados rasos ou de baixa inclinação são mais fáceis de instalar e manter, e distribuem melhor as telhas ou o peso dos revestimentos metálicos. Materiais pesados num telhado inclinado são um problema, pois são difíceis de içar e segurar e a gravidade exerce mais força para puxar os materiais do telhado. Especificações ou recomendações de instalação pelos fabricantes dos materiais de telhado geralmente dão diretrizes seguras e duradouras sobre marcas e medidas de segurança. Certos materiais são apropriados para ser usados em telhados rasos ou pouco inclinados, mas são demasiado instáveis ou difíceis de instalar em telhados inclinados. O fabricante providencia diretrizes sobre que tipo de material melhor se enquadra nas diferentes inclinações do telhado.

Lei da construção civil

Contate sua prefeitura para ter conhecimento sobre a aplicação da lei da construção civil na sua área. Por medidas de segurança, a lei varia com frequência e dita que estilos de prédio, inclinação de telhado ou materiais são aceites durante a construção. Esses códigos asseguram a segurança da construção bem como diminuem os danos causais provocados pela inclinação de seu telhado devido a terremotos, tufões ou chuvas fortes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível