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Os determinantes da estrutura organizacional

Uma estrutura organizacional é indispensável para definir os fluxos de trabalho e hierarquias vigentes na organização. É extremamente necessário que cada funcionário saiba o alcance e o domínio de suas tarefas, além de se aproximar de todos os seus superiores; aos quais deve recorrer para esclarecimento de dúvidas. A administração escolhe a estrutura organizacional depois de avaliar cuidadosamente a visão de longo prazo da empresa, a escala de suas operações, o tipo de funcionários que tem e a natureza da tecnologia e dos sistemas que utiliza.

Uma estrutura organizacional é indispensável para definir os fluxos de trabalho e hierarquias vigentes na organização (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Metas organizacionais de longo prazo

A administração escolhe uma estrutura organizacional com muito cuidado e avalia se deseja delegar autoridade a seus empregados ou se quer tomar todas as decisões finais. Caso decida centralizar os poderes de autoridade, deve escolher uma estrutura organizacional horizontal. Aqui, há muito poucos níveis de hierarquia e a gerência sempre toma as decisões finais; sejam de grande ou pequeno porte. No entanto, quando a escala de operações aumenta, torna-se difícil para a esfera administrativa se envolver em pequenas questões e ela pode decidir pela delegação de poderes e autoridade.

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Dimensão das operações

O tamanho e a escala de operações são um dos principais determinantes da estrutura organizacional. Um restaurante pode se dar ao luxo de centralizar a autoridade e a tomada de decisão, mas uma grande empresa fabricante de computadores não. À medida que o negócio se expande, torna-se imperativo descentralizar autoridade e departamentalizar todas as funções estratégicas importantes. Uma grande organização tem diferentes departamentos para diferentes funções, como marketing, produção, finanças e recursos humanos (RH). Cada departamento cuida de sua função e, posteriormente, todas as tarefas são agrupadas para formar tarefas organizacionais.

Competências dos colaboradores

As competências e qualificações educacionais dos funcionários também influenciam a escolha do tipo de estrutura. Um escritório de advocacia deve ser constituído por advogados. Esses indivíduos têm vasto conhecimento e experiência profissional e educacional. Ficaria muito difícil centralizar a autoridade sobre eles em todos os momentos. Afinal, eles devem ter uma mão livre para tomar suas próprias decisões. Caso contrário, há chances de confrontos de ego entre os funcionários e a administração. É muito fácil manter a autoridade sobre os trabalhadores de baixa escolaridade.

Tecnologias utilizadas

Os tipos de tecnologias utilizadas pela organização também determinam o tipo de estrutura organizacional. Uma empresa que tenha automatizado suas operações pode optar por descentralizar a sua autoridade. Os sistemas monitorarão o progresso do empregado por toda parte. Assim, a tarefa de superior imediato do empregado seria orientá-lo como e quando necessário. Além disso, os tipos de tecnologias e sistemas utilizados devem ser considerados. Por fim, a interdependência das funções das tecnologias deve ser avaliada.

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Referências

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