Como determinar a altura de uma luminária pendente na igreja

Escrito por jill w. baker | Traduzido por bruno belli sinder
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como determinar a altura de uma luminária pendente na igreja
Todo santuário precisa de uma luminária pendente na altura certa (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Luminárias pendentes existem em diversos estilos diferentes, e sempre foram ideais para o uso em santuários de igrejas, pois imitam um lustre. O lustre era uma luminária de metal, projetada para segurar uma lâmpada de querosene ou diversas velas, e ficava pendurado no teto de um prédio grande, como uma catedral, para iluminar o interior escuro. Historicamente, o lustre foi usado da pré-história até o século 17, e sempre foi projetado para ser a peça central de metal, que segurava uma lâmpada ou diversos braços com lâmpadas ou velas, e ficava mas alto que as chamas, para que estas não tocassem no teto e provocassem incêndios. Toda a estrutura de metal, com a peça central, a luminária ou os braços com as lâmpadas ou velas, eram pendurados por uma corrente ou corda, que podia ser puxada para baixo e para cima, conforme necessário.

Hoje em dia, luminárias pendentes estão disponíveis com diversos estilos, mas embora os lustres sejam considerados luminárias pendentes também, eles costumam ser feitos com uma única lâmpada direcionada para baixo, que fica pendurada por uma corda ou corrente no teto, ou na viga do telhado do santuário. A iluminação de alguns pendentes é direcionada, como se fosse uma lanterna pendurada do teto. Existem outros pendentes que têm uma cúpula transparente, que permite uma maior abrangência da luz. Esse estilo é mais apropriado para uma igreja.

Luminárias pendentes devem ser instaladas por um eletricista, devido à fiação complexa que elas apresentam. Normalmente, o interruptor possui um controle de intensidade, para que a iluminação possa ser diminuída conforme a necessidade do santuário.

Não importa se sua igreja é contemporânea ou tradicional, um pendente irá se encaixar muito bem na arquitetura do santuário. Você só precisa aprender a altura ideal para pendurar estas luminárias. Se ficar muito alta, não iluminará as pessoas direito; se ficar muito baixa, poderá acertar a cabeça dos congregantes mais altos. Siga os passos abaixo para determinar a altura exata para pendurar a luminária pendente na sua igreja.

Nível de dificuldade:
Fácil

O que você precisa?

  • Escadas ou andaimes para alcançar o teto ou as vigas
  • Fita métrica
  • Diversos prumos e cordas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Meça a altura da parte mais alta dos bancos da igreja, e anote essa medida (A).

  2. 2

    Meça a altura do teto, ou da viga mais baixa do santuário (B). Se o teto for no estilo de catedral, determine a metade entre a junção da parede e do teto até o ponto mais alto do santuário, e anote essa medida (B).

  3. 3

    Subtraia a primeira medida (A) da segunda (B) para encontrar a diferença (B - A). Divida a diferença ao meio, para encontrar (C). Esse será o comprimento da corrente ou da corda, mais a altura da luminária, do teto até a base do pendente. Faça uma anotação da distância do chão para esse ponto. Caso haja vigas e caibros ao longo do teto do santuário, de onde as luminárias serão penduradas, a base do pendente deve ficar nessa distância do piso, para ficar geometricamente proporcional ao espaço abaixo.

    Não importa qual ponto é determinado nessa equação, as bases das luminárias nunca devem ficar a menos do que 240 cm do chão, para evitar que acertem pessoas e objetos que passam por baixo.

    Como um teto no estilo de catedral não permite pendurar diversas luminárias com a mesma medida, use a equação do passo 2 para determinar a metade no centro do teto. A metade da distância entre o topo dos bancos da igreja e esse ponto irá determinar o limite para a base dos pendentes ficar. O comprimento de cada corda ou corrente será diferente para cada luminária, dependendo de onde ela será pendurada, mas a base dos pendentes deve sempre ficar à mesma altura do chão.

  4. 4

    Pendure uma corda com prumo, com o comprimento total igual ao tamanho da corrente mais a luminária, em cada ponto que você deseja colocar os pendentes, e afaste-se para observar as posições escolhidas. Você poderá determinar se a altura das luminárias está boa ou não para garantir uma iluminação adequada no santuário. Um teto muito alto pode precisar de cordas longas, para que a iluminação não tenha muito espaço para cair. No entanto, abaixar demais as luminárias pode deixar o espaço acima dos pendentes em completa escuridão, o que não é ideal. Assim que conseguir determinar a altura ideal, pendure as luminárias em seus lugares.

Dicas & Advertências

  • Escolha uma luminária que seja proporcional ao santuário. Um espaço muito grande pode conter uma luminária proporcionalmente grande, sem que fique com a sensação de exagero ou que diminua o espaço.
  • Santuários pequenos ficam melhores com luminárias menores. Ou seja, escolha uma luminária proporcional ao espaço da sua igreja.
  • Não tente usar um andaime ou instalar luminárias pendentes por conta própria. Esse trabalho deve ser feito por um eletricista profissional, e é muito perigoso para amadores tentarem, mesmo quando bem intencionados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível