Mais
×

Como determinar um ângulo usando um esquadro profissional

Atualizado em 20 julho, 2017

Os esquadros profissionais são projetados para medir ângulos rapidamente. Apesar de poderem ser utilizados com dimensões de tábuas maiores, os menores são ideais para tábuas de 5 cm x 10 cm e 5 cm x 15 cm. Fáceis de transportar e possuindo uma borda pronunciada, eles facilitam a determinação rápida e a marcação de qualquer ângulo para um carpinteiro. Esses esquadros também possuem números de inclinação de telhado para a colocação dos tipos mais comuns de caibros. Isso simplifica a disposição de ângulos que, de outra forma, precisariam de cálculos complicados.

Instruções

Os esquadros profissionais simplificam a determinação de ângulos para a construção de telhados (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Se necessário, transfira o ângulo de forma que ele cruze a borda da tábua. Os esquadros profissionais são projetados apenas para usar a borda da tábua como uma das retas do ângulo. Tentar usar um desses esquadros de qualquer outra forma, provavelmente, resultará em resultados imprecisos.

  2. Coloque o esquadro plano sobre a tábua com a borda pronunciada alinhada com a borda da tábua. Deslize-o ao longo da borda até que o ponto de articulação encontre o ponto onde o ângulo cruza a borda dela. O ponto de articulação é aquele onde a borda pronunciada forma um ângulo de 90º com a outra borda do esquadro.

  3. Mantenha o ponto de articulação fixo no ponto de interseção enquanto você gira a borda pronunciada para longe da borda da tábua. Continue a girar até que a outra borda do ângulo de 90º do esquadro se alinhe com o ângulo que deseja determinar.

  4. Leia o ângulo onde a borda da tábua passa por baixo do lado angulado do esquadro. Os graus sempre são o conjunto de números mais externos no lado angulado do esquadro. A próxima fileira de números são números de inclinação para caibros comuns e a fileira interna são números para caibros de água furtada e de espigão.

O que você precisa

  • Tábua
  • Esquadro profissional
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article