on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como determinar a área da superfície em relação ao volume

Atualizado em 17 abril, 2017

Em biologia, a razão entre superfície e volume é um conceito importante. Como o volume de um organismo aumenta, ele aumenta mais rápido que a área da superfície. É por isso que organismos pequenos muitas vezes tem altas taxas metabólicas, já que eles têm proporcionalmente mais áreas de superfície para perder calor e, portanto, precisam de mais energia em relação a organismos maiores. Calcular a razão entre estas duas variáveis é um exercício comum em aulas de biologia para ajudar a ilustrar este conceito. Objetos de diferentes formas utilizam diferentes fórmulas; cubos e esferas são normalmente utilizados em aulas.

Instruções

Um rato tem uma área de superfície relativamente grande comparada ao seu volume (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Calcule a área da superfície. Para um cubo, isto é o comprimento de um lado do cubo ao quadrado (²) vezes seis. Para uma esfera, é o raio da esfera ao quadrado vezes pi (um número constante) vezes quatro.

    Loading...
  2. Calcule o volume. Para um cubo, isto é o comprimento de um dos lados do cubo ao cubo (³), ou à terceira potência. Para uma esfera, é o raio da esfera ao cubo vezes pi, vezes quatro, dividido por três.

  3. Divida a área da superfície total pelo volume para ter a razão de área da superfície por volume.

Loading...

O que você precisa

  • Lápis
  • Papel
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...