×
Loading ...

Como determinar o balanço de carga sobre uma laje de concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Objetos em balanço, tais como edifícios, vigas ou lajes de concreto apresentam um apoio sob eles, enquanto sua extremidades ultrapassam a parede da fundação para o espaço aberto. A laje de concreto em balanço repousa sobre o solo em uma extremidade e se estende a alguns metros passado a parede da fundação, na outra extremidade. Construções suspensas dão aos arquitetos a capacidade de criar intrigantes projetos de construção. Projetos em balanço também criam tensões únicas sobre a laje suspensa, que deve ser cuidadosamente projetada.

Instruções

Vigas suspensas e pisos que se estendem para o espaço aberto, sem quaisquer apoios aparentes (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Meça o comprimento da laje que vai ficar suspensa no ar, prolongada para além da parede da fundação. Para este exemplo, vamos usar uma laje que se estende 1,8 m passando a parede da fundação, que possui 6 m de comprimento e tem uma espessura de 22 cm.

    Loading...
  2. Calcule o peso total da laje usando a densidade e o volume do concreto. A densidade do concreto varia entre 848 - 1650 kg/m³. Vamos usar 1602 kg/m³ para o nosso exemplo. Portanto, o peso total da laje em balanço é de 1602 kg/m³ * 1,8 m * 6 m * 0,22 m = 3806,35 kg.

  3. A força de cisalhamento pressionando para cima ou a curva de momento empurrando para baixo (essas forças estão equilibradas em qualquer sistema estático) sobre a laje de concreto saindo da parede da fundação é de 3806,35 kg. Esta força diminui uniformemente a medida você move a laje para mais longe da parede da fundação. Portanto, o concreto deve ser capaz de resistir a uma força de cisalhamento de 3806,35 kg ou a laje em balanço irá eventualmente romper.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...