Família

Como determinar se um cachorro tem um hematoma no ouvido

Escrito por ehow contributor | Traduzido por ellen zanelato
Como determinar se um cachorro tem um hematoma no ouvido

Com tratamento profissional adequado, oto-hematomas podem ser curados

dog image by Peter Toth from Fotolia.com

Um oto-hematoma, ou hematoma de ouvido é um espaço cheio de sangue abaixo da pele da aba da orelha do cachorro. Os hematomas de ouvido geralmente se desenvolvem quando os vasos sanguíneos no pavilhão auricular, ou aba, arrebentam devido ao dano, arranhado na orelha ou agitação muito intensa da cabeça. Se você suspeita que seu cachorro tenha um, é importante que você o leve a um veterinário para diagnóstico e tratamento apropriados.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Procure por áreas inchadas nas abas das orelhas do seu cachorro. A aba pode estar parcial ou completamente cheia de sangue de forma que a área inchada pode estar bem grande ou relativamente pequena. O inchaço do hematoma de ouvido geralmente não irá diminuir dentro de algumas horas ou dias, então, se o inchaço persistir, um hematoma pode estar presente.

  2. 2

    Toque a aba da orelha de seu cachorro e a área inchada; a parte inchada da aba terá uma sensação mole, como uma bolha líquida. A parte inchada também será quente ao toque.

  3. 3

    Procure online ou em livros de cuidados para animais de estimação por imagens de outros animais com hematomas de ouvido e compare-as com a aparência do seu cachorro. No caso de cães com hematomas particularmente grandes, as comparações podem ser informativas; entretanto, os cachorros com áreas inchadas pequenas podem dificultar a comparação com as fotografias.

  4. 4

    Observe se seu cachorro apresenta desconforto ou dor. Os hematomas de ouvido geralmente são desconfortáveis e dolorosos para os cães, por causa do peso extra e pressão na aba do ouvido. Seu cachorro pode equilibrar a cabeça de forma diferente, tentar coçar o ouvido, balançar a cabeça ou expressar outros sinais de desconforto.

  5. 5

    Identifique os comportamentos e fatores que podem causar hematomas de ouvido. Muitos oto-hematomas são resultado de seu cão coçar a orelha excessivamente ou de agitar vigorosamente a cabeça, devido a infecções no ouvido, ácaros ou machucados. Se seu cão tiver qualquer um desses problemas, os hematomas serão mais prováveis, porém não inevitáveis. Cachorros com orelhas de aba grande estão mais propensos a terem hematomas de ouvido do que os com orelhas menores.

  6. 6

    Saiba o histórico médico do seu cão. Os cachorros com problemas médicos de sangramento excessivo ou com problemas com coágulos podem ter mais chances de desenvolver hematomas de ouvido se eles adotarem os hábitos listados acima.

  7. 7

    Marque uma consulta com seu veterinário e leve seu cachorro para ser examinado. Os hematomas de ouvido geralmente requerem tratamento profissional para serem curados corretamente e sem desfigurar o animal.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media