Mais
×

Como determinar o comprimento de um segmento ao conhecer o ponto médio

Atualizado em 11 agosto, 2017

Uma série de pontos ligados formam um segmento de reta, embora nem todos os pontos do segmento sejam de igual importância. Os três pontos principais de um segmento de reta são as suas extremidades, que definem o seu início e o seu término, bem como o seu ponto médio, que é o ponto que marca o centro do segmento. Ao conhecer o ponto médio do segmento de reta e um dos seus terminais, é possível calcular a distância entre o ponto central e a extremidade e, em seguida, determinar o comprimento total do segmento.

Instruções

O ponto médio de um segmento de linha pode ajudar a determinar todo o comprimento do segmento (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Subtraia do ponto médio da coordenada x do seu ponto de extremidade e, em seguida, eleve ao quadrado a diferença resultante. Por exemplo, deixe que o ponto médio seja (1, 3) e o ponto de extremidade seja (5, 6). Subtraindo 1 de 5, ou 5-1, resulta em 4, e o quadrado de 4 é 16.

  2. Subtraia o ponto médio da coordenada y do mesmo ponto de extremidade e, em seguida, eleve ao quadrado a diferença resultante. Com esse exemplo, subtraindo 3 de 6 ou 6-3, o resultado é 3, e o quadrado de 3 é 9.

  3. Some os dois quadrados e, em seguida, encontre a raiz quadrada da soma para a distância entre o ponto médio e a extremidade. Nesse exemplo, 16 adicionado a 9 é igual a 25, e a raiz quadrada de 25 é 5.

  4. Multiplique a distância por 2 para determinar o comprimento do segmento de reta. Concluindo esse exemplo, 5 multiplicado por 2 é igual a 10 — o comprimento do segmento de reta é de 10 unidades.

Dicas

  • Se o ponto médio e a extremidade são dados como pontos em um gráfico, trace uma linha entre eles e meça com uma régua e, em seguida, dobre o resultado da medição.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article