Como determinar as cores de um gato tigrado

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como determinar as cores de um gato tigrado
Gatos tigrados podem atingir até 9 kg, principalmente os Maine Coons (tabby cat in garden image by Alex Anstey from Fotolia.com)

Os gatos tigrados existem em diversas raças, tamanhos, formatos e cores, mas todos eles têm um padrão de listras em sua pelagem. Sejam eles de pelos curtos ou longos, sempre têm linhas parecidas com as de lápis no rosto, marcas como as de delineador em torno dos olhos e um formato de "M" nos pelos da testa, de acordo com o site Cat Fanciers. Você pode inspecionar a pelagem do seu gato para determinar seu padrão de cores e os tons principais, para registrá-lo adequadamente numa associação ou grupo de criadores, ou apenas para seu próprio conhecimento.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Observe os pelos na ponta do rabo ou nas listras do seu gato, ambos da mesma cor, para determinar uma de suas cores principais. Esses pelos vão aparecer quase de uma cor sólida se você observá-los de perto. A cor desses pelos, sejam eles pretos, cinzas (ou cinza-azulados), laranjas (também chamados de vermelhos) ou cremes, pode variar em tom. Corresponda a uma dessas cores com a maior precisão possível.

  2. 2

    Inspecione os pelos da cutia do gato, também chamada de "cor de base". Sendo tons mais claros ou diferentes da cor das listras, esses pelos cobrem a maior parte do seu gato. Cada um dos pelos contém faixas alternadas de cor clara e escura, bem parecido com os pelos de um coelho ou esquilo. Observe a cor principal desse pelo, que varia muito de gato para gato, para determinar a segunda cor do seu animal.

  3. 3

    Pegue as duas cores para determinar a descrição da cor principal do seu gato. Um "tigrado castanho" tem listras pretas sobre uma cor de base marrom ou cinza. Um "tigrado azul" tem listras cinza sobre uma cor de base cinza ou castanho clara. Um "tigrado vermelho" tem listras alaranjadas sobre uma cor de base creme. Um "tigrado creme" tem listras claras cor de creme sobre uma cor de base também creme. Um "tigrado prateado" tem listras pretas sobre uma cor de base clara, com raízes brancas. Note que a categoria do tigrado prateado pode incluir um prateado azul, vermelho ou creme, dependendo da cor das listras, se não forem pretas.

  4. 4

    Observe o padrão de cores do seu tigrado, assim como sua cor, para obter uma descrição específica. Os tigrados do tipo Mackerel têm listras finas paralelas que correm ao longo dos seus lados. Um tigrado clássico tem padrões espirais chamativos dos lados. Um tigrado pintado tem manchas dos lados. Um tigrado manchado não tem pintas ou listras dos lados, mas de fato tem as marcas no rosto e pelos da cutia no corpo.

  5. 5

    Veja se seu gato tem alguma mancha branca na sua pelagem. Se ele tiver grandes manchas brancas, acrescente "e branco" à sua descrição de cores. Por exemplo, se seu "tigrado vermelho" tiver grandes manchas brancas, você o descreveria como um "tigrado vermelho e branco". Pequenas manchas podem não exigir que você liste o branco como parte das cores do animal, como uma pequena mancha no peito, chamada de "medalhão", ou nas patas, chamadas de "luvas", ou pequenos pontos brancos na barriga, chamados de "botões".

  6. 6

    Descreva um gato tigrado com muito branco na pelagem como "bicolor" (meio-branco), "arlequim" (branco na maior parte do corpo, com manchas de cor tigrada) ou "van" (branco com manchas tigradas na cabeça e no rabo). Para gatos com manchas tanto tigradas quanto brancas, descreva-os como "tigrado manchado e branco".

Dicas & Advertências

  • Muitas raças diferentes de gatos têm marcas tigradas, mas gatos tigrados não são uma raça.
  • Alguns gatos ponteados (gatos que têm a cor de base branca e cores mais escuras nas orelhas, no rabo, no rosto e nas patas) têm padrões tigrados nas extremidades (mas não são gatos tigrados).
  • Ao inspecionar a pelagem do seu gato, faça-o com cuidado, para não assustá-lo ou machucá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível