Como determinar o "delta H"

Escrito por andy pasquesi | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como determinar o "delta H"
Uma reação pode transferir o calor para o ambiente (Chemical explosion image by Edwar Xie from Fotolia.com)

O ramo da física conhecido como termodinâmica estuda como a energia transita entre várias formas térmicas e mecânicas. Em química, a letra grega "delta", de formato triangular, seguida da letra latina "H" representam a variação de entalpia, que descreve a propriedade termodinâmica de uma reação química particular. Os átomos que formam uma dada molécula são ligados por várias interações eletromagnéticas entre núcleos carregados positivamente e elétrons carregados negativamente. Quando uma quantidade suficiente de energia térmica é absorvida do ambiente pelas moléculas de reagente, certos átomos nas moléculas ganham energia suficiente para superar a energia eletromagnética de uma ou mais de suas ligações químicas, temporariamente liberando os átomos para formarem novas ligações com espécies diferentes. Depois das novas ligações se formarem, a molécula resultante ou "produto" estabiliza em um estado não excitado, liberando um calor equivalente a energia total menos e energia eletromagnética das novas ligações ao ambiente. A diferença entre a energia de todas as ligações químicas quebradas e todas as formadas é o delta H da reação.

Para calcular o delta H para uma reação em particular, você precisa somar equações químicas com valores de delta h conhecidos. Depois de completa, você usa uma operação pseudo-algébrica para "cancelar" moléculas repetidas até que você tenha apenas os reagentes e produtos que participem da reação original que você tentava resolver.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Determine o calor de "formação" para cada um dos reagentes e produtos da equação química. Para um bom banco de dados de calores de formação e outras propriedades termodinâmicas, veja a seção Referências.

  2. 2

    Some os calores de formação de cada um dos produtos. Quando estiver tabulando os valores, multiplique o calor de formação da molécula pelo coeficiente dela. Por exemplo, na reação "CH4 + 2 O2 --> 2 H2O + CO2", você iria multiplicar o calor de formação da H2O por 2 antes de somar o calor de formação de CO2. Nota: Nessa caso, as moléculas do ledo esquerdo da seta (CH4 e O2) são os "reagentes", enquanto as moléculas do lado direito (H2O e CO2) são os "produtos".

  3. 3

    Some os calores de formação dos reagentes. Novamente, primeiro multiplique o calor de formação das moléculas pelo seus coeficientes entes de somá-los.

  4. 4

    Subtraia o resultado do passo 3 do resultado do passo 2. esse valor representa o delta H da reação, em quilojoules por mol (kJ/mol). Nota: em química, a unidade "mol" se refere a 6,022 x 10^23 moléculas de um composto em particular. Então, a unidade "kJ/mol" se refere a anergia (em quilojoules) que vai ser transferida a cada 6,022 x 10^23 reações individuais que acontecem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível