on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como determinar o diâmetro de um círculo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um círculo é uma forma em que todos os pontos estão à mesma distância do centro. O diâmetro é a distância de uma extremidade a outra através do ponto central. Você pode descobrir o diâmetro de qualquer círculo medindo a distância das extremidades ou usando as medidas do raio, da circunferência, ou da área. Este artigo irá explicar cada método.

Instruções

Como determinar o diâmetro de um círculo (Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Marque três pontos aleatórios em seu círculo e conecte-os para formar um triângulo. Usando a régua, determine o ponto médio de cada lado do triângulo. Usando o transferidor, desenhe linhas perpendiculares a partir do ponto médio de cada lado. A interseção das linhas é o centro do círculo. Marque o centro com um ponto.

    Loading...
  2. Desenhe uma linha cortando o círculo através do ponto que marca o centro. Meça a linha para obter o diâmetro.

  3. O diâmetro também pode ser calculado por meio do raio, que é a distância a partir do centro para qualquer ponto no círculo. Usando a régua, meça a distância do centro até a borda do círculo. Este é o raio. Multiplique essa distância por 2, e então, você descobrirá o diâmetro, que é sempre o dobro do raio em qualquer círculo.

  4. Determine o diâmetro usando a medida da circunferência, que é a distância em torno da circunferência. O número pi, ou 3,14, é sempre a proporção da circunferência em relação ao diâmetro, pois ela é o valor do diâmetro multiplicado por pi. Se você souber a medida da circunferência, divida-a por pi para obter o diâmetro. Por exemplo, se um círculo tiver uma circunferência de 15,7 centímetros, então o diâmetro é de 5 centímetros, ou seja, 15,7 dividido por 3,14.

  5. Descubra o diâmetro de um círculo usando a sua área, isto é, o número de unidades quadradas no círculo. A área e o diâmetro de um círculo não estão diretamente relacionados, mas você pode obter o raio da área e usá-lo para determinar o diâmetro. A área de um círculo é pi multiplicado pelo raio elevado ao quadrado. Então, se você souber o valor da área, divida-o por pi para obter o raio elevado ao quadrado. Por exemplo, se um círculo tiver uma área de 78,5 metros quadrados, o raio ao quadrado é de 25 metros, ou seja, 78,5 dividido por 3,14. O raio seria então 5 metros (a raiz quadrada de 25), fazendo com que o diâmetro meça 10 metros, uma vez que o diâmetro é igual ao dobro do raio.

Loading...

Dicas

  • Converta todas as medidas. Se você tiver mais de uma unidade de medida envolvida nos cálculos, converta todas elas para a mesma unidade. Por exemplo, se a circunferência do círculo for de 75 centímetros e você quiser calcular medidas em metros, lembre-se de dividir esse valor por 100.

Aviso

  • Seja metódico ao fazer seus cálculos para que você não corra riscos de cometer erros. Verifique seus cálculos para confirmar se estão corretos.

O que você precisa

  • Círculo
  • Calculadora
  • Transferidor
  • Régua
  • Lápis

Referências

Loading ...
Loading ...