×
Loading ...

Como determinar a frequência cardíaca de um cão

Saber como verificar os sinais vitais de seu cão é uma habilidade importante para os donos de um animal de estimação. Alguns cães não demonstram que sentem dores e seu sofrimento pode passar despercebido. Outros escondem sua doença ou talvez você não consiga determinar a gravidade do problema. Saber como medir a temperatura do animal, descobrir se ele está desidratado e verificar a frequência cardíaca ajuda-o a determinar se seu cão está doente e se ele precisa dos cuidados de um veterinário.

Instruções

Como determinar a frequência cardíaca de um cão (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Ajude seu cão a se deitar de lado.

    Loading...
  2. Coloque seu polegar na parte externa da coxa do cão.

  3. Deslize os dedos para a parte interna da perna do cão, posicionando os dedos indicador e médio sobre o vinco entre a perna e o corpo do animal.

  4. Sinta a pulsação femoral e conte as batidas durante um minuto para determinar a frequência cardíaca do cão. Em um animal adulto, a freqüência normal é entre 70 e 180 batimentos por minuto. Quanto maior for o cão, mais lenta ela será. Para um filhote, uma frequência cardíaca normal pode chegar a 220 batimentos por minuto.

Loading...

Dicas

  • Uma frequência cardíaca elevada geralmente indica que o cão está em choque ou com febre. Se os batimentos forem muito lentos ou muito fracos, isso é indício de uma emergência e, portanto, o animal deve ser levado imediatamente para uma clínica veterinária.

Aviso

  • Não se assuste se a frequência cardíaca de seu cão não for regular, pois é normal que esses animais tenham batimentos mais rápidos no momento da expiração e mais lentos durante a inspiração.

Referências

Loading ...
Loading ...