Carreira e dinheiro

Como determinar o patrimônio líquido de uma empresa

Escrito por james withers | Traduzido por jose airton almeida neto
Como determinar o patrimônio líquido de uma empresa

Saber o patrimônio líquido de uma empresa é crucial ao decidir sobre um investimento

balance sheet image by Darko Draskovic from Fotolia.com

Às vezes algumas oportunidades de negócios são atrativas. No entanto, é preciso ter cuidado e saber onde pisar, principalmente ao lidar com assuntos financeiros. Se estiver interessado em desenvolver uma pesquisa geral antes de investir o seu dinheiro, verifique o balanço dos rendimentos das empresas nas quais você pretende investir. Não se deixe enganar sobre os passivos dessas empresas. Para ter uma boa ideia do bom desempenho de uma empresa, você deve calcular o patrimônio líquido dela.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

O que você precisa?

  • Balanço atualizado da empresa

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Consiga o balanço de uma empresa sem custos. Os balanços não são difíceis de se encontrar. O Yahoo! finanças fornece excelentes informações para você ter a dimensão das oportunidades de negócios disponíveis ou simplesmente conhecer mais o assunto. No Yahoo! você encontrará o que for preciso para calcular o patrimônio líquido de quantas empresas quiser. O total de ativos e passivos é listado perfeitamente. Ao entrar no site, digite o código da empresa no campo de busca com a mensagem "Obter Cotações" e depois selecione a opção "Balanço" na página seguinte com as listas de informações da empresa (se utilizada com uma calculadora financeira, essa informação pode lhe dar instantaneamente uma valorosa ideia sobre a situação da empresa e seu histórico).

  2. 2

    Identifique o total de ativos da empresa. A leitura dos balanços é simples se você souber o que procurar. Um balanço é basicamente dividido em duas partes: ativos e passivos. Se você deseja saber o patrimônio líquido de uma empresa, primeiro precisa saber o total de ativos dela. Certifique-se de ter encontrado o total de ativos da empresa, não o total corrente, pois são duas coisas diferentes. Use uma calculadora financeira se desejar revisar o cálculo do balanço.

  3. 3

    Identifique o total de passivos da empresa. A segunda variável à qual você precisará prestar atenção para conseguir chegar a um resultado do patrimônio líquido de uma empresa qualquer é o total de passivos. Assim como o total de ativos, certifique-se de observar o total de passivos da empresa e ignore o total de passivos correntes. Ao avaliar se as oportunidades de negócios de uma empresa são investimentos viáveis, esteja bastante atento às dívidas a longo prazo da empresa, assim como aos custos de operações correntes. O balanço irá discriminar os passivos por tipos, pois, assim, você poderá ter uma ideia do destino das finanças da empresa. Novamente, é bom ter atenção redobrada a esses cálculos utilizando uma calculadora financeira online.

  4. 4

    Subtraia o total de passivos da empresa do total de ativos. O último passo que você precisa seguir para obter o cálculo do patrimônio líquido da empresa será reduzir o total de ativos levando em conta o total de passivos. Por exemplo, ao buscar o balanço da empresa Google no Yahoo! Finanças, você descobrirá que o total de ativos da empresa relativos ao mês de março de 2008 foi pouco mais de 27,5 bilhões de dólares. Como o total de passivos era pouco mais de 3 bilhões de dólares, o patrimônio líquido terminou sendo de aproximadamente 24 bilhões de dólares. Não hesite em utilizar uma calculadora financeira durante esse último passo para verificar as informações finais que você utilizará na sua pesquisa.

Dicas & Advertências

  • Esteja atento à diferença entre patrimônio líquido e patrimônio líquido tangível. O patrimônio líquido é calculado com base nos ativos e passivos a longo prazo da empresa, enquanto o patrimônio líquido tangível é obtido examinando apenas os ativos e passivos correntes de uma empresa. Os resultados desses dois cálculos podem resultar numa diferença de centenas, milhares ou milhões de dólares.
  • Estabelecer o patrimônio líquido de uma empresa pode lhe ajudar a avaliar o histórico dela, mas você também deve avaliar se existe um potencial de crescimento. Primeiramente, você deve perguntar a si mesmo se a empresa pertence a uma área em expansão. Se você houvesse avaliado, por exemplo, uma empresa que vendia carroças e chicotes pouco antes do Modelo T da Ford revolucionar os meios de transporte no início do século XX, você provavelmente teria investido tudo em tecnologias de carroças e chicotes com base nesse patrimônio líquido (e o mesmo princípio continua válido nos mercados voláteis atuais). Segundo, você precisa saber se a empresa que está avaliando oferece um produto que é unico no mercado. Se for o caso, essa empresa provavelmente continuará firme no mercado.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media