×
Loading ...

Como determinar a polaridade em um adaptador AC

Atualizado em 13 julho, 2018

Os adaptadores AC vêm em grande variedade, e mesmo sendo confiáveis, pode ser que um falhe com você. Se não conseguir encontrar um substituto, existem lojas de ferramentas e eletrônicos que vendem adaptadores "universais" que podem funcionar em vários tipos de aparelhos. Antes de utilizar um, é necessário determinar a polaridade do original. A polaridade, voltagem e corrente estão geralmente marcadas no corpo do adaptador. Se não estiver, pode ser utilizado um multímetro para encontrá-la.

Instruções

Muitos adaptadores listam sua polaridade em sua parte traseira (digital camera adapter image by Sid Viswakumar from Fotolia.com)
  1. Desconecte o adaptador da tomada e de qualquer dispositivo que possa estar ligado.

    Loading...
  2. Observe o corpo do adaptador. Alguns possuem um rótulo ou outras marcações que indicam a polaridade do conector que vai em seus eletrônicos. Enquanto os estilos variam muito, muitos utilizam uma tomada redonda com um condutor interno e um externo. Se a etiqueta exibir sua polaridade, compare o desenho do rótulo com a configuração do conector. Se o adaptador não mostrar isso ou o rótulo foi perdido, vá para o próximo passo.

  3. Conecte o adaptador em uma tomada AC e ajuste seu multímetro para ler a tensão em DC. Toque cuidadosamente a sonda vermelha (positiva) do medidor no condutor do plugue que conecta ao seu dispositivo eletrônico. Se ele for oco, será possível deslizar a sonda para dentro. Com cuidado, encoste o preto (negativo) no condutor externo.

  4. Leia a voltagem no medidor. Se indicar uma tensão positiva, a polaridade do conector corresponde à da sonda do multímetro - negativo na parte de fora e positivo na de dentro. Se exibir uma tensão negativa, a sonda está invertida, então o conector externo é positivo e o interno negativo. Remova-s do conector e desligue o medidor.

Loading...

Dicas

  • O condutor interno do adaptador pode ser muito pequeno para ajustar-se à sonda do multímetro. Você pode inserir um pequeno pedaço de fio ou clipe de papel, porém, tome cuidado para não encurtá-lo.
  • Um adaptador AC possui tensões muito baixas. Não tenha medo de levar choques, essas tensões são seguras de se trabalhar.

O que você precisa

  • Multímetro

Referências

Loading ...
Loading ...